EAD

Como estudar no EAD? Essas 14 estratégias vão te ajudar!

Postado em 25 de abr de 2023
Loading...

Fazer uma faculdade a distância é um desafio para muitas pessoas. Para encará-lo, é preciso ter muita motivação e comprometimento.

O EAD traz muitas vantagens, como a autonomia em escolher quando e onde estudar. Isso beneficia, sobretudo, quem trabalha e quer alavancar sua carreira.

Mas essa flexibilidade, às vezes, pode dificultar a criação de uma rotina para estudantes do Ensino Superior. Confira 14 estratégias que você pode usar para potencializar seus estudos no EAD:

  1. Preste atenção no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
  2. Monte uma agenda
  3. Defina seus horários de estudo
  4. Encontre um local para estudar
  5. Conheça o seu estilo de aprendizagem
  6. Crie um ritual pré-estudo
  7. Faça pequenas pausas
  8. Minimize as distrações
  9. Invista em uma boa conexão com a internet
  10. Não tenha medo de fazer perguntas
  11. Trace metas realistas
  12. Durma bem
  13. Pratique meditação
  14. Entenda como funciona uma faculdade EAD

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. Preste atenção no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Em uma aula presencial, você precisa se deslocar todos os dias até a instituição de ensino. Cada aula segue um cronograma e apresenta um conteúdo novo.

A mesma lógica funciona para o ensino a distância. Por isso, preste atenção aos prazos e aos conteúdos propostos pelos professores. A partir disso, organize-se para evitar surpresas! As avaliações são previamente marcadas e sinalizadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Anote essas datas e distribua seu tempo para estudar e revisar os assuntos. Não deixe tudo para última hora, pois isso gera sobrecarga e desmotivação.

🔵Leia também: Faculdade EAD vale a pena? As principais dúvidas sobre a modalidade

2. Monte uma agenda

Para estudos a distância a organização é fundamental. Uma boa ajuda para se organizar melhor é adotando uma agenda. Pode ser física ou online, em plataformas como o Google Calendar, o Trello ou o Notion.

O importante é você escolher uma ferramenta que vai acessar sempre para anotar suas tarefas diárias e lembrar de suas atribuições.

Anote datas importantes, como:

  • Data de início e término do semestre;
  • Data das provas e avaliações;
  • Feriados e compromissos;
  • Dias reservados para o lazer.

3. Defina seus horários de estudo

Na sua agenda, é importante elencar quais horários você tem disponível para estudar. Caso você trabalhe durante o dia, reserve um horário à noite para os estudos.

Em sua agenda, procure listar todos os seus compromissos diários para perceber em quais espaços de tempo você pode se dedicar.

Essa é, inclusive, uma das facilidades do ensino a distância: estar no controle dos seus horários de estudo, conforme sua rotina. Ainda, tem a economia de tempo no deslocamento.

🔵Leia também: O que fazer para voltar a estudar? Veja 5 dicas!

4. Encontre um local para estudar

Você precisa estar em um ambiente com pouca ou nenhuma distração para manter a sua concentração nos estudos.

Destine um espaço na sua casa para estudar. Garanta que esse espaço seja confortável, limpo e com uma boa cadeira para você manter a sua postura. Ele precisa ser, ainda, bem iluminado para não causar cansaço visual ou fadiga.

Caso você more com outras pessoas, avise para elas que você não pode ser incomodado naquele momento. Também evite atender telefonemas e mensagens. Deixe o celular silencioso. A colaboração de amigos e familiares é essencial.

5. Conheça o seu estilo de aprendizagem

Quando você sabe qual o estilo de aprendizagem que melhor funciona para você, é possível determinar como estudar, quais técnicas funcionam para otimizar os estudos e o que pode distrair você.

Há, basicamente, quatro formas de aprendizagem:

👁️ Visual: aprendizado com imagens, mapas mentais, gráficos e diagramas;

🔊 Auditivo: aprendizado com sons, como podcasts e músicas;

✏️ Cinestésico: aprendizado com movimentos corporais e tato, escrever à mão e grifar textos;

📖 Leitura: aprendizado com a leitura de livros, resumos, artigos e apostilas.

Caso você ainda não conheça a sua preferência, sugerimos o questionário VARK.

A sigla “VARK” vem do inglês "Visual, Auditory, Reading and Kinesthetic", que significa "visual, auditivo, leitor e cinestésico".

Após responder 16 perguntas, o teste fornece um resultado neste formato:

  • V 3 (visual)
  • A 4 (auditivo)
  • R 4 (leitor)
  • K 5 (cinestésico)

Conforme o exemplo, observamos que a pessoa aprende melhor de forma cinestésica.

6. Crie um ritual pré-estudo

Muitas vezes, nosso cérebro tem dificuldade em compreender que é o momento de começar a estudar. Um ritual pré-estudo pode ajudar nesse momento.

Antes de qualquer coisa, prepare o seu espaço de estudo. Verifique se todos os materiais que você precisa estão na mesa, como livros, canetas, computador, mouse e fones de ouvido.

Aqui também é o momento de pegar uma xícara de café ou um copo de água para acompanhar o seu período de estudos.

7. Faça pequenas pausas

Procure não estudar por tempos muito longos sem fazer pausas. Esses momentos de descanso, por mais pequenos que sejam, ajudam o nosso cérebro a espairecer e, depois, retomar a concentração plena.

Uma boa dica é tentar praticar a Técnica Pomodoro. Desenvolvida no final da década de 1980 pelo italiano Francesco Cirillo, essa técnica promete ajudar a manter o foco e a produtividade, distribuindo os seus afazeres por ciclos.

Primeiro, você escolhe uma tarefa essencial. Depois, você a desenvolve com foco pleno durante 25 minutos. Após esse tempo, você faz uma pausa de cinco minutos. E vai repetindo esse jogo de “25 minutos desenvolvendo a tarefa + 5 minutos de descanso” até quatro vezes. Ao final desse ciclo, você faz uma pausa mais longa de 15 a 30 minutos.

Há vários sites e aplicativos gratuitos que você pode usar para cronometrar esse tempo. Os mais populares são:

🍅TomatoTimer

🍅Pomello

🍅Focus To-Do

8. Minimize as distrações

Evite abrir redes sociais, como Instagram e TikTok, e checar mensagens no WhatsApp enquanto estiver estudando. Também evite estudar com a televisão ligada.

Essas distrações podem atrapalhar o seu foco e a sua capacidade de absorver o conteúdo.

Minimizar não significa, contudo, proibição. Caso precise acessar o AVA, pesquisar uma videoaula ou realizar uma pesquisa específica, acessar a internet é uma necessidade.

O segredo é manter o foco e direcionar nossas esforços para aquilo que é necessário no momento.

9. Invista em uma boa conexão com a internet

Não é possível assistir às aulas online da faculdade EAD sem acesso à internet. Afinal, vídeos são ótimos recursos de aprendizagem, porém consomem muitos dados.

Por isso, veja se é possível garantir um bom pacote de internet e aproveite as promoções das operadoras. Se não for possível ter internet banda larga em casa ou um pacote de dados robusto em seu smartphone, use a infraestrutura dos campi e dos polos EAD da instituição em que você estuda. Lá você terá computadores conectados a internet disponíveis para uso dos estudantes.

🔵Leia também: Conheça as vantagens e desvantagens do EAD

10. Não tenha medo de fazer perguntas

É muito importante que, durante o estudo, você anote todas as suas dúvidas e as envie para o tutor da disciplina. Você também pode compartilhá-las com os colegas nos fóruns de discussão do AVA.

Estudar a distância não implica na falta de contato com algum mediador. Os tutores estão sempre disponíveis para responder as perguntas dos estudantes.

11. Trace metas realistas

É muito importante traçar metas. Porém, elas precisam ser realistas.

Não prometa ler um livro todo em apenas um único dia. Completar a tarefa é até possível, mas, o primordial é: o quanto você aprendeu com o conteúdo?

A balança entre quantidade e qualidade deve estar sempre em pauta. Ao traçar metas realistas, você otimiza melhor o seu tempo e aprende com qualidade.

Voltando ao exemplo do livro: procure distribuir os capítulos por dias. Ao concluir cada um deles, procure refletir sobre os conhecimentos proporcionados. Faça resumos, aprofunde o conhecimento com pesquisas complementares.

Encare o aprendizado como uma construção diária. Você verá que, aos pontos, o ato de estudar vai ser incorporado na sua rotina e as coisas vão ficar mais leves.

Se você está com dificuldade em estabelecer suas metas, tente experimentar o método SMART.

A palavra SMART reúne cinco princípios:

  • S (específica)
  • M (mensurável)
  • A (atingível)
  • R (relevante)
  • T (temporal)

Vamos a um exemplo:

  • S (específica): Defina o que você quer atingir de um modo claro e preciso. Ex.: Ler o capítulo 1 do livro de Teoria da Administração.
  • M (mensurável): O que determina que você atingiu o seu objetivo? Como você pode medir o seu progresso? Ex.: Concluir o capítulo 1 do livro de Teoria da Administração até sexta-feira à tarde.
  • A (atingível): A meta é realista e está ao seu alcance? Ex.: Certifique-se de que você tem tempo hábil para concluir o capítulo 1 até sexta-feira à tarde. Caso você tenha diversos compromissos para cumprir, provavelmente o prazo não será respeitado.
  • R (relevante): Porque concluir essa meta é importante? Ex.: É importante para fazer as atividades propostas para a disciplina do curso de ADM.
  • T (temporal): Em quanto tempo você consegue atingir a meta? Ex.: Até sexta-feira à tarde.

Para tarefas muito longas, a dica é dividi-las em partes menores e mais gerenciáveis.

12. Durma bem

Ir para a cama no mesmo horário todas as noites ajuda o seu corpo a estabelecer uma rotina. Especialistas recomendam que um adulto tenha de sete a oito horas de sono por dia.

Uma noite de sono mal dormida pode causar estresse e atrapalhar seu momento de estudo.

Confira algumas dicas para dormir melhor:

  • Crie um local aconchegante para dormir, com luz baixa;
  • Evite usar aparelhos eletrônicos antes de dormir, como o celular;
  • Não assista televisão antes de dormir, pois os sons vão fazer com que o organismo entre em estado de alerta, dificultando a fase mais profunda do sono;
  • Dê preferencia em alimentos leves no jantar, evitando comidas muito gordurosas, pois durante a noite a digestão é mais lenta;
  • Evite bebidas com cafeína à noite, pois elas provocam um efeito estimulante.

13. Pratique meditação

Mente e corpo caminham juntos. Muitas vezes é difícil se desconectar do mundo exterior e parar de pensar nos problemas que aconteceram ao longo do dia. E isso, com certeza, acaba se tornando um empecilho na hora de estudar.

Uma boa dica é a meditação. A prática pode ajudar a reduzir o estresse e a ansiedade, potencializar o autoconhecimento, melhorar o sono, ampliar as emoções positivas e o desenvolvimento do foco.

Uma meditação típica consiste em concentrar toda a atenção na respiração. Há diversas técnicas que podem ser encontradas em vídeos no Youtube ou em livros, como "Atenção Plena: Mindfulness", dos autores Danny Penman e Mark Williams.

Confira um exemplo de “Meditação de um minuto” encontrada no livro:

  1. Sente-se ereto em uma cadeira com encosto reto. Se possível, afaste um pouco as costas do encosto da cadeira para que sua coluna vertebral se sustente sozinha. Seus pés podem repousar no chão. Feche os olhos ou abaixe o olhar.
  2. Concentre a atenção em sua respiração enquanto o ar flui para dentro e para fora de seu corpo. Perceba as diferentes sensações geradas por cada inspiração e expiração. Observe a respiração sem esperar que algo de especial aconteça. Não há necessidade de alterar o ritmo natural.
  3. Após alguns instantes, talvez sua mente comece a divagar. Ao se dar conta disso, traga sua atenção de volta à respiração, suavemente. O ato de perceber que sua mente se dispersou e trazê-la de volta sem criticar a si mesmo é central para a prática da meditação da atenção plena.
  4. Sua mente poderá ficar tranquila como um lago – ou não. Ainda que você obtenha uma sensação de absoluta paz, poderá ser apenas fugaz. Caso se sinta irritado ou entediado, perceba que essa sensação também deve ser fugaz. Seja lá o que aconteça, permita que seja como é.
  5. Após um minuto, abra os olhos devagar e observe o aposento novamente. 

14. Entenda como funciona uma faculdade EAD

O EAD é uma modalidade de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC) que tem particularidades próprias.

A principal delas é a interação entre estudantes e professores, que acontece de forma online pelo AVA. Nessa plataforma, são disponibilizadas as aulas e atividades que o estudante deve cumprir para alcançar o diploma ou certificado de conclusão do curso.

Essas plataformas são ambientes dinâmicos e intuitivos, em que são disponibilizadas as principais ferramentas de estudos para o aluno, como os conteúdos das aulas em diferentes formatos (como textos, e-books e videoaulas), exercícios e trabalhos.

Outra característica são as aulas assíncronas, ou seja, que acontecem sem a necessidade de interação em tempo real. O estudante pode assistir às aulas independentemente do horário ou local, desde que tenha conexão com a internet. Geralmente, elas são no formato de um vídeo disponibilizado no AVA. 

Dessa forma, não é necessário se deslocar todos os dias até a faculdade para cursar uma graduação. O estudante só tem que ir ao campus ou ao polo EAD para realizar provas ou atividades práticas específicas do curso.

Mas atenção! É preciso escolher uma instituição de ensino que tenha a infraestrutura necessária para oferecer cursos de graduação EAD, para que seus esforços de organização valham a pena.

Por isso, confira uma lista de universidades e centros universitários que oferecem um EAD de qualidade e reconhecido pelo MEC, com altos índices de aprovação da pasta:


O estudo a distância pode ser individual, mas não é solitário. Há diversas ferramentas disponíveis para otimizar sua experiência e pessoas disponíveis para te ajudar, como os tutores.

Não se esqueça de respeitar os seus limites e reservar momentos de lazer que colaborem para o seu bem-estar. 

É fundamental ter organização, estabelecer metas realistas e encarar o aprendizado como um hábito. Aos poucos, estudar será uma atividade consolidada na sua rotina.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!