O que você precisa saber sobre a competência 2 da redação do Enem

Postado em 14 de ago de 2021
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A competência 2 da redação do Enem é a mais temida entre os estudantes. Isso porque, entre as cinco competências, ela é a que tem o poder de zerar toda a redação.

Ou seja, se você cometer um erro grave nessa competência, nenhuma outra competência é avaliada. Como evitar isso? Conhecendo melhor o que diz a competência 2 e como a pontuação é distribuída. Continue sua leitura para saber mais! 

Você vai conferir: 

 

O que diz a competência 2 da redação do Enem 

A competência 2 da redação do Enem se refere a “Compreender a proposta de redação e aplicar conceitos de várias áreas de conhecimento para desenvolver o tema, dentro dos limites estruturais do texto dissertativo-argumentativo em prosa”. 

Ou seja, a competência 2 avalia três fatores fundamentais da redação. 

O primeiro fator é o tipo textual: texto dissertativo-argumentativo em prosa. Esse tipo de texto utiliza a argumentação para defender uma ideia ou ponto de vista. 

O segundo fator é a compreensão da proposta da redação. Em outras palavras, é preciso mostrar na redação que você entendeu o tema. 

O terceiro e último fator avaliado é a aplicação de conceitos de várias áreas de conhecimento, também conhecida como repertório sociocultural. 

É esperado que o estudante traga conhecimento adquirido de estudos, experiências pessoais e conhecimento social para o argumento da redação. 

🔵Leia também: O que zera a redação do Enem?

Quanto vale a competência 2 da redação do Enem 

A soma total de pontos da redação do Enem é 1000, e a competência 2 é responsável por até 200 deles.

A seguir, confira como esses pontos são distribuídos e saiba mais sobre a avaliação: 

  • 200 pontos: o estudante apresenta excelente domínio do tipo textual, constrói uma argumentação consistente e traz um repertório sociocultural produtivo.
  • 160 pontos: o estudante apresenta um bom domínio do tipo textual, trazendo uma proposição, argumentação e conclusão, além de ter uma argumentação consistente. 
  • 120 pontos: o estudante demonstra um domínio mediano do tipo textual e desenvolve o tema cm uma argumentação previsível. 
  • 80 pontos: o estudante demonstra um domínio insuficiente do tipo textual, ou recorre a cópias dos textos de apoio para criar a argumentação. 
  • 40 pontos: o estudante apresenta um domínio precário do tipo textual, utilizando traços de outros tipos frequentemente, ou tangencia o tema proposto. 
  • 0 pontos: o estudante não utiliza o tipo textual proposto ou foge ao tema.

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Como conseguir nota máxima na competência 2 

Conseguir uma nota máxima na competência 2 da redação do Enem é uma tarefa que começa antes da prova. 

Abaixo, confira algumas estratégias que vão ajudá-lo a conseguir essa nota: 

Leia textos dissertativos-argumentativos 

Para dominar o tipo textual, você precisa ter contato com ele previamente. Ao se preparar para o Enem, leia muitos textos do tipo dissertativo-argumentativo. 

Assim, você vai aprender mais sobre a estrutura, os recursos mais utilizados e mesmo frases e palavras recorrentes do tipo textual. 

Informe-se sobre assuntos diferentes 

Muitos estudantes pecam no repertório sociocultural por não terem informações suficientes. 

A competência 2 da redação do Enem avalia se você é bem informado e está por dentro de assuntos relevantes para a sociedade atual. 

Leia jornais diferentes, assista filmes e séries fora da sua zona de conforto e leia muitos livros. 

Sublinhe as palavras-chave do tema proposto 

No dia da prova, você pode ler o tema e começar a escrever a redação imediatamente. Porém, é melhor se certificar de que você compreendeu o tema primeiro. 

Uma boa maneira de fazer isso é sublinhando palavras-chave. 

Um exemplo é o tema “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, em que muitos estudantes escreveram sobre violência contra a mulher, mas esqueceram das palavras-chave “persistência” e “sociedade brasileira”. Isso prejudicou muitas avaliações. 

Se você não sabe se está atendendo ao tema proposto, pense assim: uma pessoa que não sabe qual é o tema proposto conseguiria deduzir só de ler sua redação? 

Faça um brainstorming do seu repertório sociocultural 

Ainda antes de começar a escrever, rascunhe informações sobre o seu repertório sociocultural. 

O que você sabe sobre o tema? De quais informações recentes você se lembra? Quais filmes, séries e livros conhece que tratam do assunto? 

Ter essas informações reunidas vai ajudar a desenvolver uma argumentação mais sólida. 

Não copie os textos motivadores 

Por fim, lembre-se de que copiar trechos dos textos motivadores, ou utilizá-los como único repertório cultural, também pode baixar a nota. 

Eles estão lá apenas para dar um direcionamento sobre o tema, e não para serem a base principal da argumentação. 

🔵Leia também: Espelho da redação do Enem: o que é, como consultar e o que é avaliado

Atenção: os erros mais comuns na competência 2 

Um dos grandes medos dos estudantes quando falamos da competência 2 da redação do Enem é que os erros mais comuns dessa competência podem zerar a redação. 

A melhor maneira de evitar esses erros, no entanto, é saber como eles ocorrem. Confira quais são eles a seguir: 

Fuga total ao tema 

É considerado fuga ao tema quando nem o tema proposto nem o assunto mais amplo são abordados no texto. 

No exemplo mencionado acima, “A persistência da violência contra a mulher na sociedade brasileira”, seria fuga ao tema falar de violência em geral, em vez de violência contra a mulher. 

Lembre-se de que fugir totalmente ao tema pode zerar a redação. 

Tangenciamento ao tema 

O tangenciamento ao tema acontece quando só se tem uma abordagem parcial ou só se fala do assunto amplo do tema proposto. 

No exemplo que estamos utilizando, seria como falar apenas de violência contra a mulher, mas de uma perspectiva global, e não na sociedade brasileira. 

O tangenciamento ao tema afeta as competências 2, 3 e 5 da redação do Enem, limitando a pontuação de cada uma a 40 pontos. 

Não atender ao tipo textual 

Isso acontece quando a redação tem, predominantemente, características de outro tipo textual. 

Por exemplo, quando é um texto narrativo ou descritivo. O texto dissertativo-argumentativo precisa defender uma ideia e utilizar explicações para justificá-las. 

Escrever um texto que não seja dissertativo-argumentativo zera a redação. 

Repertório mal utilizado 

O repertório sociocultural precisa ser relevante para o texto em questão. Ou seja, utilizar citações e exemplos que não tenham a ver com o tema é prejudicial. 

Assim como utilizar referências que não sejam legítimas, como rumores e fake news. Atenha o repertório cultural aos fatos e ao tema proposto. 

Conhecendo esses erros, você pode se preparar para a prova seguindo as nossas dicas. Dessa forma, pode conseguir a nota máxima na competência 2 da redação do Enem.

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Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

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