O que você precisa saber sobre a competência 1 da redação do Enem

Postado em 15 de ago de 2021
Loading...

A redação é uma das partes mais temidas do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.

Isso porque o tema só é descoberto no momento da prova, e muitos acham difícil praticar a redação sem saber disso antes.

Porém, a redação do Enem tem diretrizes claras de correção. Ou seja, você tem como saber, detalhadamente, como será avaliado.

Essas diretrizes são dadas em cinco competências que você deve apresentar durante a redação. Saber sobre cada uma delas é uma forma de se preparar para a redação, mesmo sem ter ideia de qual será o tema.

A seguir, vamos falar da competência 1 da redação do Enem. Quer tirar suas dúvidas e aprender a escrever uma boa redação? Leia mais a seguir!

Você vai conferir:

 

O que diz a competência 1 da redação do Enem

Nas diretrizes do Enem, a competência 1 da redação é descrita da seguinte forma: “Demonstrar domínio da modalidade escrita formal da língua portuguesa”.

Resumidamente, essa competência avalia se o aluno é capaz de escrever um texto em português formal, seguindo a gramática normativa do idioma.

Isso inclui as convenções de escrita com ortografia e acentuação, de acordo com o atual Acordo ortográfico. Também inclui regras gramaticais.

Alguns aspectos que serão revisados dentro dessa competência são:

  • Formalidade do idioma; 
  • Construção sintática; 
  • Ortografia (Acordo Ortográfico vigente);
  • Uso de hífen; 
  • Emprego de letras maiúsculas e minúsculas; 
  • Regência verbal e nominal; 
  • Paralelismo sintático; 
  • Uso da crase;
  • Emprego de pronomes; 
  • Concordância verbal e nominal; 
  • Emprego de vocabulário preciso. 

É a partir dessas habilidades que os avaliadores determinam sua pontuação na competência 1 da redação do Enem. Saiba mais sobre a pontuação a seguir!

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Quanto vale a competência 1 da redação do Enem

A pontuação total da redação é 1000. Nesse montante, a competência 1 vale até 200 pontos. Abaixo, vamos mostrar como a pontuação é dada a partir das observações da banca sobre a redação:

  • 200 pontos: domínio excelente da modalidade formal da língua portuguesa. Os erros são exceções e não reincidem. 
  • 160 pontos: bom domínio da modalidade formal. Poucos desvios gramaticais ou de convenções de escrita. 
  • 120 pontos: domínio mediano da modalidade formal. Alguns erros de gramática ou de convenções de escrita. 
  • 80 pontos: domínio insuficiente da modalidade formal da língua portuguesa. Muitos erros gramaticais ou de convenções de escrita. Pode apresentar linguagem informal.
  • 40 pontos: domínio precário da modalidade formal. Erros gramaticais diversos, registro muito informal ou problemas de convenções de escrita. 
  • 0 pontos: desconhecimento da modalidade formal da língua portuguesa. 

A pontuação da competência 1 da redação do Enem pode ficar entre esses níveis, de acordo com as habilidades apresentadas pelo estudante.

Sabendo essas informações, você deve estar se perguntando como chegar à pontuação máxima. É disso que vamos falar agora mesmo!

🔵Leia também: O que zera a redação do Enem?

Como conseguir nota máxima na competência 1

A competência 1 da redação do Enem engloba muitos fatores que, para a maioria dos estudantes, parecem complicados.

Afinal, envolvem todas as regras gramaticais da língua portuguesa. Porém, a nota máxima não é um sonho impossível. Quer saber como conseguir esse feito? Siga as dicas abaixo:

Dedique-se à sintaxe

Sintaxe são as regras que regem a organização de frases. Saber usar pontuação e criar relações entre frases deixa o texto mais compreensível, rico e fácil de ler.

Estude a crase

A crase é o acento gráfico que mais causa dúvidas nos estudantes.

Não é à toa que é um dos erros mais comuns na redação. Aprenda suas regras de uso e memorize exemplos que ajudem a lembrar delas.

Aprenda os detalhes de pontuação

Você sabe usar exclamação, interrogação e ponto final. Mas conhece os detalhes das regras da vírgula? Sabe quando e como usar os dois pontos ou o ponto e vírgula? Sabe se a pontuação vai dentro ou fora das aspas?

Não presuma que sabe: pesquise antes da prova.

Tire suas dúvidas de ortografia

A ortografia tem muitos detalhes que podem gerar dúvidas.

O que é escrito com ss, ç ou apenas s? O que leva ou não leva hífen? Pense nas suas principais dúvidas na hora de escrever e pesquise antes da prova.

Conheça seus pontos fracos

Seja fazendo simulados de redação ou mesmo estudando para a prova de Português, preste atenção nos seus pontos fracos.

Quais são os pontos em que você continua errando? Dedique-se mais a eles.

Leia muito

Depois do próprio ato de escrever, ler é a melhor forma de refinar sua escrita. Você aprende sobre estruturas gramaticais e sintáticas, internaliza regras e revisa a ortografia sem mesmo perceber.

A melhor dica para a redação do Enem é buscar textos dissertativos-argumentativos para aprender, também, sobre a forma.

🔵Leia também: Como calcular a nota do Enem: um guia prático para saber sua média

Atenção: os erros mais comuns na competência 1

Ainda que a competência 1 abranja muitas questões de gramática e convenções de escrita, alguns erros são mais recorrentes do que outros.

A seguir, vamos mostrar os erros mais comuns na competência 1 da redação do Enem:

  • Uso incorreto da crase: saber usar a crase evita confusões nas frases e pode aumentar sua nota no Enem. 
  • Uso incorreto da vírgula: não se baseie apenas em instinto; aprenda a usar a vírgula de acordo com as regras gramaticais. 
  • Truncamento de períodos: é o que acontece quando as frases perdem sentido devido ao uso errado de pontuação ou de conjunções. 
  • Letras maiúsculas e minúsculas: ao usar nomes de instituições, programas, disciplinas e ou conceitos, muitos candidatos não sabem como usar a capitalização das letras. 
  • Translineação: esse é o recurso utilizado quando uma palavra começa em uma linha e termina em outra; a divisão silábica deve estar correta e ser acompanhada de hífen.
  • Concordância verbal e nominal: todos os verbos precisam concordar com sujeito, assim como todo substantivo precisa combinar com os adjetivos. 
  • Regência verbal: por fim, é preciso saber quando um verbo necessita ou não de uma preposição, ou seja, se é transitivo direito ou indireto, ou se é intransitivo. 

Evite os erros comuns estudando essas regras em detalhe, e revise com atenção antes de fazer a prova. Assim, você garante uma nota alta na competência 1 da redação do Enem.

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!