Ler o post

 Tags: Ensino Superior

Quem já ouviu falar na frase “é mais fácil entrar na faculdade do que sair dela” e já começou seus estudos superiores sabe muito bem que o famoso trabalho final de conclusão de curso tem muito a ver com isso. Pois bem, se você se encontra entre os que estão em busca de informações sobre como fazer um TCC, veio ao lugar certo!

O que é TCC você já sabe, e muito bem, aliás. O que você não sabe bem ainda é como desenrolar essa etapa tão importante e o último passo para sair da faculdade, receber seu diploma e começar sua carreira profissional. Hoje, vamos dar dicas práticas, diretas e totalmente aplicáveis para facilitar sua saída triunfal da faculdade.

Dicas para entender como fazer um TCC

#01 A escolha do tema

Uma das primeiras dificuldades para quem entra na fase do trabalho de conclusão de curso é escolher entre os vários temas para TCC. Faço isso ou aquilo? É melhor algo mais simples ou tentar abraçar o mundo? Aqui, o que vale é o seguinte: não se complique, escolha algo que você gosta, que seja simples, factível, que conte com dados e informações para fonte de pesquisa e vá em frente.

#02 Pesquise, busque dados anteriores, expanda os limites

Seu trabalho pode até ser inédito, mas deve ter semelhanças com outras iniciativas e, até mesmo, com outros temas para TCC. Antes de começar a desenvolver ideias e soluções, levante informações. É hora de expandir, de tentar ver tudo o que há disponível como fonte para, só depois, fazer os recortes necessários e filtrar as referências mais importantes.

#03 Organize-se

Se você foi um aluno exemplar durante todo o curso, excelente. Caso contrário, entenda que o TCC é mais complexo, demorado e demanda maior organização. Está pensando como organizar seu tempo? Aqui, vale contar com um caderno, documento online, bloco ou qualquer outra coisa que sirva para anotar suas ideias e referências. Tenha certeza de que algum dia você vai se perguntar “onde foi que eu vi isso mesmo?” e se estiver registrado nesse banco de dados central, seu trabalho vai ficar muito mais interessante.

#04 Mergulhe no processo de autoconhecimento

Muita gente tem medo e não sabe bem como fazer um TCC porque nem tudo está tão definido como nas outras etapas da faculdade. Ou seja, agora você é quem decide sobre o que quer falar. Para isso, é importante contar com referências, mas também levar em consideração as suas próprias ideias, por mais incomuns que elas pareçam. A faculdade é um momento de experiências, então, por que não entender melhor as suas e tentar aplicá-las no seu trabalho de conclusão de curso?

#05 Tome distância de vez em quando

Pode parecer estranho, mas é fundamental dar um tempo no foco no TCC de vez em quando. Realizar outras atividades, literalmente deixar de pensar nisso. Conhece a ideia de ócio criativo? Ao contrário de ficar permanentemente tentando resolver um problema, dar espaço a atividades lúdicas pode ser exatamente o disparador de ideias e soluções.

#06 Priorize a ABNT

Muita gente não dá a devida atenção às normas da ABNT enquanto está desenvolvendo o texto e acredita que pode fazê-lo depois. O problema é que você já estará bem cansado e não vai lembrar de onde tirou todas as citações, o que pode complicar bastante a adequação à normativa vigente. Para facilitar a tarefa, você pode usar soluções como o Mendeley, EndNote ou Zotero.

#07 Atenção à revisão do texto

Seja em relação à revisão ortográfica e gramatical ou mesmo quando pensamos no vocabulário apropriado para um trabalho de conclusão de curso, não deixe de considerar as especificidades desta etapa da formação. O TCC pede outra linguagem, diferente da dos trabalhos corriqueiros. Para ambientar-se com estas novas exigências, vale a pena a leitura de outros TCCs.

Outro detalhe está intimamente relacionado à compreensão das ideias. Coesão e coerência são imprescindíveis em qualquer texto, e mais ainda em um TCC, documento no qual os argumentos são desenvolvidos ao longo de muitas páginas. Peça para outras pessoas lerem seu material e retornarem opiniões sobre a clareza do entendimento do que se está tentando dizer.

E, finalmente, algo importante a considerar sobre o TCC, qualquer que seja a sua área, campo de atuação, tipos de curso, ciência ou interesse: essa é uma etapa de síntese do aprendizado, o momento de mostrar para a instituição que você assimilou todos os conhecimentos e está pronto para sair ao mercado.

Não esqueça que a faculdade é um treinamento, você vai ter o resto de sua vida para desenvolver iniciativas inovadoras e interessantes. Por isso, seja prático e assertivo, como o próprio nome indica, na hora de pensar como fazer um TCC, o objetivo é concluir essa etapa. Curtiu o artigo? Compartilhe nas redes sociais, alguém pode estar procurando exatamente estas informações!

blog ead ucs
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.