Ler o post

 Tags: Ensino Superior

Como fazer um TCC? Se você está chegando ao final da faculdade, certamente essa pergunta já deve ter passado pela sua mente. 

O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) é requisito para alcançar o diploma em praticamente todas as graduações, especialmente nos bacharelados e licenciaturas. 

Quem já ouviu a frase “é mais fácil entrar na faculdade do que sair dela” sabe muito bem que o famoso TCC tem muito a ver com isso.

Mesmo que seja um trabalho extenso e que envolve muita pesquisa e dedicação, o TCC não precisa ser um sacrifício, muito pelo contrário. Com algumas dicas simples e muita organização, é possível fazer o trabalho de forma tranquila e alcançar uma boa nota. 

Neste artigo, trazemos oito dicas de como fazer um TCC. Fique conosco e entenda como se sair bem nessa etapa da faculdade. 

Confira:
#01 A escolha do tema
# 02 Quem vai ser seu orientador?
#03 Pesquise e busque dados anteriores
#04 Organize-se e defina um cronograma 
#05 Mergulhe no processo de autoconhecimento
#06 Saiba o momento de descansar
#07 Conheça as regras da ABNT
#08 Atenção à revisão do texto
Conclusão

como-fazer-um-tcc - mãos levantado capelos e diplomas aos céus

#01 A escolha do tema

O primeiro e mais importante passo para fazer o TCC é escolher o assunto que vai ser abordado no trabalho, o que pode ser uma dificuldade para muitas pessoas. 

Faço isso ou aquilo? É melhor algo mais simples ou tentar abraçar o mundo?

Durante a graduação, os alunos têm contato com diversas disciplinas e temáticas que podem despertar mais ou menos interesse. 

Aqui, o que vale é o seguinte: não se complique, escolha algo que você gosta, que seja simples, factível, que conte com dados e informações para fonte de pesquisa e vá em frente.

Procure identificar um tema com o qual você tenha afinidade. Afinal, o TCC é um trabalho extenso e que exige muita dedicação. 

Escolher uma temática interessante torna o processo mais agradável e, consequentemente, garante um resultado melhor. 

Além disso, se você já desenvolveu algum trabalho científico durante o seu curso ou participou de algum projeto de extensão, é possível extrair dessas experiências algo que lhe desperte o interesse. 

Outra dica é conversar com colegas e professores. Afinal, muitas sugestões e ideias podem surgir desses diálogos. 

Ter bem definido o tema de pesquisa é primordial para dar início e se sair bem no TCC.

# 02 Quem vai ser seu orientador?

Depois de escolher a temática, é hora de buscar o professor orientador. 

Para isso, analise o quadro de docentes do seu curso e busque por um professor que domine o assunto que você pretende pesquisar. 

Afinal, um profissional especializado na sua temática vai estar mais capacitado para acompanhar e orientar a produção do trabalho. 

Além disso, um bom relacionamento entre orientador e orientando também é essencial. 

Dessa forma, procure um professor que tenha a mesma linha de pensamento que a sua e com quem você cultive uma boa relação. 

O TCC é uma etapa importante da graduação, certifique-se de ter o melhor orientador para acompanhá-lo nesse processo. 

#03 Pesquise e busque dados anteriores

Começar um trabalho do zero é bem complicado, por isso é importante ter referências antes de iniciá-lo. 

Procure artigos e outros TCCs que explorem assuntos relacionados a sua temática.

Essa é uma ótima forma de saber o que vem sendo pesquisado sobre o assunto e entender como é a estrutura de um trabalho científico. 

Seu trabalho pode até ser inédito, mas deve ter semelhanças com outras iniciativas e, até mesmo, com outros temas para TCC. 

Dessa forma, antes de começar a desenvolver ideias e soluções, levante informações. 

É hora de expandir, de tentar ver tudo o que há disponível como fonte para, só depois, fazer os recortes necessários e filtrar as referências mais importantes.

#04 Organize-se e defina um cronograma 

O TCC é um trabalho que envolve muita pesquisa e leitura, sendo um projeto de longo prazo. Ou seja, não é possível deixar para última hora. 

Em função disso, para que o aluno não se perca no processo de desenvolvimento, é indispensável definir um cronograma com datas limites e estabelecer prazos para cada etapa. 

Esse cronograma pode ser traçado junto ao orientador, incluindo os dias de reunião e entrega de capítulos. 

Com essa organização, você garante que terá o melhor desempenho possível no TCC.

como-fazer-um-tcc - quatro jovens com traje de formatura levantando seus diplomas

#05 Mergulhe no processo de autoconhecimento

Muita gente tem medo e não sabe bem como fazer um TCC porque nem tudo está tão definido como nas outras etapas da faculdade. Ou seja, agora você é quem decide sobre o que e como quer falar.

Em função disso, o autoconhecimento é muito importante para vencer essa etapa do curso. 

Afinal, ele permite que você entenda seus limites e preferências, possibilitando que o trabalho seja feito da melhor forma possível.  

A faculdade é um momento de experiências, então, por que não entender melhor as suas e tentar aplicá-las no seu Trabalho de Conclusão de Curso?

#06 Saiba o momento de descansar

Pode parecer estranho, mas é fundamental dar um tempo no foco no TCC de vez em quando. 

Realizar outras atividades, tendo momentos de lazer e descanso, é essencial para arejar a mente e se manter produtivo no processo de produção do TCC.

Conhece a ideia de ócio criativo? Ao contrário de ficar permanentemente tentando resolver um problema, dar espaço a atividades lúdicas pode ser exatamente o disparador de ideias e soluções que você precisa. 

#07 Conheça as regras da ABNT

Muita gente não dá a devida atenção às normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) enquanto está desenvolvendo o texto e acredita que pode fazê-lo depois. 

O problema é que você já estará bem cansado e não vai lembrar de onde tirou todas as citações, o que pode complicar bastante a adequação à normativa vigente. 

Dessa forma, é essencial seguir as regras de ABNT logo nos primeiros parágrafos. Mesmo que pareça trabalhoso, isso vai poupá-lo de muitos estresse e possíveis erros no futuro. 

Além disso, existem diversas ferramentas que podem ajudá-lo nesse processo. Abaixo, conheça algumas delas:

#08 Atenção à revisão do texto

Após concluir a parte textual do TCC, saiba que é importante reservar um tempo para a revisão do trabalho. 

Seja em relação à revisão ortográfica e gramatical ou mesmo quando pensamos no vocabulário apropriado para um trabalho de conclusão de curso, não deixe de considerar as especificidades desta etapa.

Além disso, é nessa fase em que se confere se todos os dados levantados estão corretos, se não faltou nenhuma informação ou se existe algo para acrescentar. 

Vale também pedir para outras pessoas lerem seu material e retornarem opiniões sobre a clareza do entendimento do que se está tentando dizer.

Se for o caso, peça para profissionais especializados em revisão de TCCs avaliarem seu trabalho. 

A revisão é a última e uma das mais importantes etapas do TCC. 

Conclusão

Neste artigo, explicamos como fazer um TCC, trazendo oito dicas para fazer um bom trabalho. 

Se você gostou desse conteúdo, não deixe de conferir outros textos sobre ensino superior  do EAD UCS:

New call-to-action
New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.