Como escolher a faculdade certa? Confira o checklist!

Postado em 26 de nov de 2022
Loading...

Está na hora de decidir o que fazer na faculdade, e você não tem ideia de como escolher? Tudo bem, estamos aqui para te ajudar nesse processo!

Saber como escolher a faculdade certa é uma das maiores dúvidas da vida adulta. 

Isso porque é nela que você vai passar boa parte da sua formação profissional e é ela quem vai guiar você para encontrar o trabalho ideal. 

Cursar a faculdade errada, aquela que não combina com você, pode significar arrependimento, frustração e o início da jornada da graduação toda de novo. 

Mas não se preocupe! Estamos aqui para ajudar e, por isso, reunimos neste artigo as principais considerações que você precisa fazer na hora de escolher seu curso superior. 

Passando por todos os itens deste checklist, você vai saber como escolher a faculdade certa para você e também qual instituição é a mais adequada para sua graduação. 

Então, prepare-se para a jornada, e vamos lá! 

Confira:

Descubra se o EAD é para você!

Como escolher a faculdade certa 

Para escolher a faculdade certa para você, existe um primeiro passo muito importante, que é o autoconhecimento. 

Pode parecer meio chato, mas saber exatamente quem você é ajuda a fazer uma escolha da qual você não vai se arrepender mais tarde. 

E isso acontece porque, sabendo os seus interesses, habilidades e motivações, você consegue identificar o que quer e onde quer chegar. 

Então, os primeiros três itens do nosso checklist são dedicados a autorreflexão. 

Depois de dar check nestes três primeiros itens, você avança para a segunda parte da tarefa de descobrir como escolher a faculdade certa, que também é a mais divertida: escolher seu curso. 

Nos últimos dois itens deste checklist, você vai entender o que precisa pesar na hora de considerar determinado curso ou não. 

Tudo pronto? Aqui vamos nós! 

1. Do que você gosta? E do que você não gosta?

Uma parte importante de escolher a faculdade certa para você é saber quais são seus interesses, aquilo que você gosta, e do que você não gosta. 

Isso vai ajudar a entender qual tipo de carreira funciona melhor para você e qual não funciona. 

Por exemplo, se você sabe que não gostava da disciplina de Língua Portuguesa na escola, certamente uma faculdade de Letras não seria o ideal. 

E se, por exemplo, você não gosta de sangue e sempre teve aversão a agulhas, faculdades de medicina e enfermagem podem ser uma escolha ruim. 

Para dar check neste item, você vai precisar fazer duas listas. 

Na primeira, coloque tudo aquilo que você gosta. E na segunda, aquilo que não gosta. E para formar essas listas, vale escrever todo tipo de coisa, desde opções de entretenimento até atividades. 

Também é muito importante que você tenha muita sinceridade na hora de escrever as listas. Elas são essenciais para entender o curso certo para você. 

2. O que você sabe fazer?

Neste item do checklist, você também vai precisar fazer uma lista, mas ela pode acabar sendo um pouco mais desafiadora do que a anterior. 

Aqui, você vai precisar listar todas as suas habilidades, desde as técnicas até as comportamentais. 

E para deixar esse conceito mais claro, as habilidades são aquilo que você sabe fazer e como você se desenvolve pessoalmente. Por exemplo, cortar grama é uma habilidade técnica, e trabalhar bem em grupo é uma habilidade comportamental.  

Mas por que isso importa na hora de escolher uma faculdade? Importa porque essa listagem pode influenciar na facilidade que você tem com determinadas profissões e não com outras. 

Se você sabe cozinhar, por exemplo, terá mais facilidade com uma faculdade de gastronomia do que uma pessoa que nunca cozinhou na vida. 

E se você sempre foi um bom líder, talvez se dê bem optando por um curso de gestão, por exemplo. 

3. O que você se imagina fazendo?

Agora que você já listou seus interesses e habilidades, vamos para mais uma listagem. 

Dessa vez, você precisa listar as profissões que você se imagina tendo e aquelas que não se imagina tendo, levando em consideração tudo o que aprendeu sobre si nos dois primeiros checks. 

Para começar, faça uma listagem com tudo o que se imagina fazendo na sua carreira. Podem ser apenas atividades, como “dar aula” e “trabalhar com pessoas”. 

Então, depois que estiver satisfeito com esta primeira lista, faça uma segunda. 

Dessa vez, contendo tudo aquilo que você não se imagina fazendo. Também nos termos de atividades, como “trabalhar em uma fábrica” ou “mexer com a terra”. 

Pode ser que as atividades listadas sejam bem diferentes entre si, mas não tem problema. O importante é que você saiba onde seus interesses de carreira estão. 

Tendo esta lista em mãos, e tendo a ajuda das listagens anteriores, você vai conseguir favorecer algumas opções de curso e também eliminar algumas delas. 

4. Você sabe quais opções de graduação existem?

Depois de ter dado check nos três itens acima, temos certeza de que as coisas começaram a ficar mais claras na sua cabeça. Agora, nós podemos começar a falar sobre as opções de curso. 

Pode ser que você tenha feito suas listas e tentado encaixar seus interesses e habilidades em cursos tradicionais, como Odontologia ou Engenharia Civil. 

Mas você sabia que existem mais de 400 cursos de graduação disponíveis no Brasil, que vão desde os mais tradicionais até formações mais específicas, como as graduações em Produção de Cacau e Chocolate e Educação do Campo? 

Pois é, as opções são diversas. 

E pode ser que a sua dúvida em escolher um curso esteja justamente em não ter encontrado ainda aquela que combina com suas habilidades e interesses por não saber que essa opção existe. 

Por isso, para dar check neste item, convidamos você a conferir este artigo aqui no Blog do EAD, no qual listamos todos os cursos de graduação que são oferecidos no Brasil, e fazer uma listagem contendo os cursos que mais chamaram sua atenção. 

Depois de descobrir novas opções, volte para cá porque temos mais checks para dar! 

5. Como é o trabalho em si?

E agora que você já tem suas principais opções de cursos de graduação, o último check desta primeira parte do checklist vai te ajudar a encurtar a sua lista. 

Como parte essencial da graduação é trabalhar na área depois, é importante escolher uma faculdade sabendo com o que você vai trabalhar mais tarde. 

Por isso, para dar check neste item, você vai precisar fazer algumas pesquisas. 

Para cada um dos cursos de graduação que ainda estão na sua lista, você vai pesquisar quais são as áreas de atuação, o que um profissional dessa área faz no dia a dia e como é o mercado de trabalho. 

Além disso, também seria ótimo se você conseguisse conversar com profissionais que se formaram nas suas faculdades de interesse para entender melhor como é a rotina. 

🔵 Leia também: Profissões em alta em 2023: conheça as áreas mais promissoras 

Fazer essa pesquisa vai ajudar a entender se esse trabalho é realmente aquilo que você quer para o seu futuro e se ele combina com as suas listas de interesses e habilidades. 

Também é uma oportunidade para entender se sua visão de uma determinada profissão não é muito romantizada. Será mesmo que a vida de um estudante de Direito é tão emocionante quanto a vida da Elle Woods, de Legalmente Loira?

Depois de dar este último check, é bastante provável que a sua lista tenha diminuído bastante ou que você já tenha descoberto a faculdade certa para você. 

E aí, como foi? Você já conseguiu escolher o seu curso de graduação? 

Se não conseguiu, a sugestão que podemos dar é refazer todo esse checklist dando especial atenção aos três primeiros itens. 

E se você conseguiu, parabéns! Você acabou de escolher a sua faculdade! 

Mas espere um pouco porque sua jornada não acaba por aqui. Depois de escolher o seu curso superior, ainda existe uma escolha tão importante quanto para fazer.

Como escolher a faculdade certa? Confira o checklist e tome sua decisão!

Como escolher a instituição de ensino certa 

Escolher a instituição de ensino certa para você pode parecer uma decisão pequena quando comparada a escolher um curso, mas ela é tão importante quanto. 

Sabe por quê? Porque a instituição de ensino pode influenciar a sua formação e dar as ferramentas que você precisa para ter sucesso mais tarde na carreira. 

Por isso, preparamos um checklist abaixo com os principais pontos de atenção a se considerar na hora de escolher uma instituição de ensino para fazer sua faculdade. 

Afie seu senso crítico e... vamos lá! 

1. Como é a grade curricular do curso?

Uma grande verdade sobre os cursos de graduação é que, mesmo que você faça uma escolha tradicional, pode haver diferença entre a grade curricular de uma instituição para outra. 

Às vezes, a diferença é mínima, como a obrigatoriedade de uma disciplina, mas às vezes pode ser o direcionamento do curso em si. E isso faz muita diferença na formação. 

Por isso, o primeiro item desta parte do checklist é pesquisar a grade curricular do seu curso escolhido em todas as instituições que você está considerando. 

O que você precisa observar aqui é, principalmente, as disciplinas que você vai estudar durante a graduação. Qual é a temática delas? Você se interessa por estudar esses temas? Existe muita diferença entre as grades curriculares? Qual parece mais interessante? 

Para dar check neste item, selecione as instituições que tem currículos que mais atraem você. 

2. As instituições têm a modalidade de curso que você quer?

Sabia que existem três modalidades de curso superior que você pode fazer? 

Você pode optar por uma graduação presencial, semipresencial ou EAD. O que muda é a frequência com que você precisa ir até a instituição para ter aulas. 

Fazer essa distinção é importante porque nem todas as instituições de ensino possuem todas as modalidades de graduação. E isso pode interferir na sua escolha. 

Se você quer fazer graduação EAD, algumas instituições vão acabar ficando de fora da lista. Por isso, para dar check neste item, descubra quais das instituições têm a sua modalidade de preferência. 

Aliás, para escolher a melhor modalidade para você, pense na sua rotina, no tempo que você tem disponível para os estudos e nos seus recursos financeiros no momento.

🔵 Leia também: O que é curso EAD? Tire todas as suas dúvidas! 

3. O que mais a instituição de ensino oferece?

A principal oferta da instituição de ensino é o curso de graduação, a sua formação. Mas para além disso, o que mais ela oferece? 

Ela oferece programas de pesquisa? Você teria acesso a laboratórios? A instituição oferece acesso ao mercado de trabalho? Existem convênios para estágios? Como é o campus da instituição? 

Esses são questionamentos que podem afetar a sua escolha dependendo da experiência de ensino superior que você deseja ter. 

Assim, para dar check neste quarto item, você precisa pesquisar as instituições escolhidas e fazer uma listagem com o que elas oferecem além da faculdade. 

Se você puder, visitar o campus também é uma boa maneira de dar check neste item. 

4. A instituição é reconhecida pelo MEC? E qual é a nota do curso?

O último item desta parte do checklist é uma observação mais técnica que você vai precisar fazer. 

Para ter certeza de que vai estar fazendo um curso superior de qualidade em uma instituição de qualidade, é preciso saber a nota geral do curso desejado e se a instituição é reconhecida pelo Ministério da Educação, o MEC. 

Para que um curso superior seja considerado válido no Brasil, é preciso que a instituição de ensino tenha autorização para oferecê-lo e que o MEC reconheça esse curso. 

O processo de autorização e reconhecimento leva em consideração os recursos da instituição e o plano de aulas. Se estiver tudo certo, a instituição pode ofertar o curso. 

Então, os alunos dessa graduação fazem a prova do Enade, uma avaliação que mede a qualidade do ensino superior, e o MEC utiliza a média para determinar a nota do curso. 

Cursos de graduação podem ter médias entre 1 e 5. Ou seja, se você viu que o curso que você deseja em determinada instituição tem nota 4 ou 5, pode ter certeza de que terá um ensino de qualidade. 

Para dar check neste último item, você precisa acessar o e-MEC clicando aqui. Uma vez lá dentro, é só digitar o nome do curso ou da instituição para saber se ele é reconhecido e qual é a nota. 

Depois de fazer essa pesquisa, tenho certeza de que você terá em mãos uma lista curta e ideal de instituições onde pode fazer sua recém-escolhida faculdade. 

Enfim, chegamos ao final do nosso percurso e a pergunta que fica é: e aí, conseguiu descobrir como escolher a faculdade certa e a instituição de ensino certa? 

Esperamos que sim! Até a próxima e boa sorte na sua graduação!

Leia também:

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.