Anda faltando motivação para estudar?

Seu feed de notícias do Facebook sempre é mais atrativo e as fotos que os amigos compartilham no Instagram tiram sua atenção?

Nosso entorno é carregado de motivos para nos distraírem do que realmente importa. E, quando nos deparamos com um monte de coisas acumuladas, como começar a graduação ou então colocar a matéria em dia, o sentimento de pânico toma conta.

O que fazer para reverter essa situação e encontrar motivação para estudar? É o que você confere neste post. Fique ligado!

1. Identifique pensamentos limitantes

O primeiro passo para deixar de procrastinar os estudos é entender o mecanismo que faz com que você adie essa atividade.

Está em dúvida sobre qual curso fazer na graduação?

Você precisa de companhia para estudar?

Ou então sente que não está entendendo a matéria?

Pergunte-se o que te impede de dedicar algumas horas por semana para estudar e anote esses fatores limitantes no papel. Em seguida, parta para a segunda dica.

2. Interrompa hábitos ruins

Com base na lista feita anteriormente, verifique o que você pode mudar adotando novos hábitos.

Se você passa muito tempo vendo Netflix, por exemplo, limite este tempo a apenas um filme ou um episódio da série que você está assistindo. O restante do tempo, dedique aos estudos.

Obviamente, a motivação para estudar sozinho não virá do dia para a noite. É necessário esforçar-se para quebrar o ciclo de procrastinação. Portanto, procure outro lugar para estudar que não seja em frente à TV ou ao computador.

Se você estuda online, baixe o conteúdo para o notebook e desconecte a internet. Dificultando seu acesso às distrações, fica mais fácil se concentrar no que realmente importa: seu futuro.

3. Entenda seu estilo de aprendizado

Cada pessoa aprende de uma maneira. Algumas leem, outras ouvem, outras desenham. Nesse sentido, é essencial que você identifique o seu estilo de aprendizagem para que possa absorver melhor os conteúdos estudados.

Com esse autoconhecimento, também é possível determinar o que é melhor para você, se uma graduação presencial ou EAD, por exemplo.

4. Pare de se comparar com os outros

Como ter motivação para estudar sozinho se você fica se comparando com os outros? Você é uma pessoa única, portanto, não deve ficar se cobrando por não ter o mesmo ritmo de aprendizado que seus colegas.

A melhor forma de encontrar motivação para estudar é avaliar sua própria evolução ao longo dos estudos. Para tanto, faça um balanço do que você aprendeu a cada semana. Isso por ser feito com a resolução de exercícios ou então explicando à outra pessoa o conteúdo que você estudou e aprendeu.

5. Entenda a matéria, não decore

Se você espera decorar toda a matéria, pode se sentir que a motivação para estudar vai se esvaindo, pois é praticamente impossível internalizar a matéria tal qual o professor explica ou um livro reproduz.

Em vez de tentar decorar, entenda a matéria. E como saber se você compreendeu o que foi estudado? Faça um resumo ao final do seu período de estudos. Escreva os pontos principais, suas dúvidas e conclusões.

Com essa técnica, você poderá avaliar seu progresso e assim encontrar motivação para continuar evoluindo no seu aprendizado.

6. Divida os estudos em unidades menores

É difícil encontrar motivação para estudar quando você vê a quantidade de matéria a ser percorrida? Divida o conteúdo em unidades menores, como capítulos de um livro ou então temáticas.

Estudar em pequenos períodos permite que você vença a matéria mais facilmente e sem a pressão de ter que estudar muitas horas em um único dia. Também ajuda a fixar melhor o conteúdo aprendido. E por falar em fixar…

7. Durma o suficiente

Na ânsia de avançar rapidamente nos estudos em um único dia, pode ser que você deixe de lado algo que é essencial para o seu aprendizado: o sono. É durante o sono que o cérebro consolida todas as informações recebidas durante o dia, portanto, nada de varar a madrugada!

Programe-se para dormir pelo menos 7 horas por noite, com qualidade. Ao se deitar, desligue a televisão, computador ou qualquer outro aparelho que possa gerar luminosidade ou ruído. Deixe o celular no modo não perturbe, para que ele não se torne uma distração.

8. Faça uma tarefa por vez

A melhor forma de se organizar para ter mais motivação para estudar é planejar uma atividade por vez, ou uma matéria por vez. Assim você não cria a ansiedade de ter que estudar várias coisas no mesmo dia.

Essa tática também permite que você controle melhor o que vai estudar a cada dia, como está sua evolução em cada matéria e o que precisa de mais dedicação.

9. Organize a agenda

Seja no papel, em uma planilha de estudos ou em um aplicativo de smartphone, é importante que você faça um planejamento de estudos de longo prazo.

Ao menos pelos próximos três meses, tenha uma agenda organizada, com os dias de estudo, matérias a serem estudadas e os horários. Dessa forma, você evita que outros compromissos coincidam com seu período de estudos ou que a matéria de acumule pela procrastinação.

10. Exercite o cérebro

O cérebro é um músculo e, como tal, precisa de exercícios constantes para se manter saudável. Mas que tipo de exercício você pode fazer para o seu cérebro?

Palavras-cruzadas, desafios de lógica, leitura e resolução de exercícios são algumas opções. A ideia é fazer com seu cérebro crie novas conexões, desenvolva velocidade na interpretação de informações e se torne mais ágil para encontrar soluções.

Você pode aproveitar os inúmeros aplicativos para estudar existentes no mercado, assim como jogos que estimulam a inteligência. Entre na sua loja de apps e faça uma seleção!

11. Respire

Você sabia que uma pessoa usa, em média, apenas 10% da sua capacidade pulmonar? E que a falta de oxigenação no cérebro causa sonolência, cansaço e desatenção?

Então, se a sua desmotivação para estudar vem desses sintomas, saiba que aprender a usar toda a sua capacidade pulmonar vai te ajudar — e muito! — a resolver esse problema.

Uma boa caminhada diária já vai te ajudar a respirar melhor. Praticar yoga, então, vai mudar sua vida, pois a respiração (pranayama) é uma das técnicas mais usadas na prática dessa tradição milenar.

12. Relaxe!

Nem tudo é estudo, portanto, tire um tempo para relaxar. Leia um bom livro, passeie no parque, vá ao happy hour com os amigos, brinque com seus pets.

Esses momentos de descontração são essenciais para que sua mente descanse e se renove para um novo período de estudos.

Curtiu essas dicas de motivação para estudar? Então comece a aplicá-las agora mesmo!

Ah, e aproveite para fazer esse conhecimento circular. Compartilhe com seus amigos!

New call-to-action

Clique aqui para calcular sua
média do ENEM. 

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.