header-blog-UCS

Blog do EAD UCS

Como descobrir sua profissão depois dos 25

Postado em 20 de mai de 2019

A escolha da profissão não é uma tarefa fácil para a maioria das pessoas. Em determinados momentos da vida pode parecer ainda mais complicado. Muita gente, devido a diferentes circunstâncias, chegam aos 25 anos ou mais sem saber ao certo o que fazer da vida, nesse sentido.

Se esse for seu caso, não se inquiete! Separamos algumas dicas que lhe ajudarão a descobrir sua profissão. Se você está no grupo dos que já têm um trabalho mas não estão estão satisfeitos, este post também é para você. Nunca é tarde para começar… ou recomeçar e voltar a estudar!

 

Descubra o que você gosta

Parece óbvio, mas a resposta a essa pergunta pode demandar mais tempo e reflexão do que se espera. Esqueça por um momento o fator financeiro. Isso vai eliminar de sua lista algumas profissões consideradas rentáveis, o sonho de seus pais ou conselhos de amigos, mas com as quais você não tem afinidades. Sim, é verdade que as chances de sucesso, inclusive o financeiro, são maiores quando se faz o que nos move.

Portanto, a missão de como descobrir sua profissão envolve saber de suas paixões. Pense em tudo o que faz com empolgação. A partir daí, encontre suas inclinações, mesmo as que requeiram habilidades que você ainda precise desenvolver. Um teste de aptidão profissional bem preparado por especialistas ajudará bastante.

Experimente suas possíveis profissões

Depois de alguma reflexão sobre si mesmo e da elaboração de uma lista das coisas que gosta de fazer, uma boa estratégia para descobrir sua profissão é já atuar nas áreas que despertam seus interesses. ¨Como, se ainda não tenho formação?¨ Você pode realizar trabalho voluntário junto a profissionais, empresas e ONGs.

Pense que isso é como fazer um test drive. Isso te possibilitará ter uma prévia da rotina e dos desafios que virão pela frente, além de confirmar suas escolhas de tipos de cursos ou sanar dúvidas.

Você também pode encontrar os meios de como descobrir sua profissão ao conversar com profissionais que já exercem atividades de seu interesse. Eles podem te oferecer uma panorama geral da rotina de trabalho, bem como das competências necessárias para o exercício das mesmas.

Participar de feiras de profissões e procurar informações junto a escolas, faculdades e cursos pode também te auxiliar sobre qual profissão escolher. Fique atento ao calendário de eventos das instituições.

Não se esqueça, porém, de avaliar bem cada situação. Escolher uma nova ou sua primeira profissão muitas vezes significa uma mudança drástica de vida. Talvez até de ambiente. Pergunte-se se está preparado para abrir mão de algumas coisas de sua vida atual e enfrentar novos desafios.

Por fim, comece a se preparar para conquistar a profissão de seus sonhos. Aquela que vai pagar as contas e lhe trazer satisfação pessoal. Isto pode implicar em voltar a estudar.

Tão importante quanto escolher a profissão, é acertar na escolha dos meios que lhe farão tornar-se um profissional bem preparado. Pesquise sobre os melhores faculdades e cursos.

Este artigo lhe ajudou? Continue acompanhando nossos posts e faça uma visita à nossa instituição e descubra o que podemos fazer por você!

EAD UCS

Por EAD UCS

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!