Como descobrir minha vocação? 9 dicas para uma escolha consciente

Postado em 2 de mar de 2021
Loading...

Definir uma profissão é um desafio. Afinal, se trata de uma decisão que afeta não somente o presente, como também o futuro.

E quanto mais pensamos, mais ansiosos e pressionados ficamos. Porém, é preciso ter calma para fazer uma escolha consciente.

Neste artigo, vamos apresentar algumas dicas e caminhos para ajudar você a responder a pergunta “como descobrir minha vocação profissional?”

Neste artigo, você vai conferir:

 

Pratique autoconhecimento

Conhecer a si mesmo é um importante passo para tomar decisões, visto que, ao saber suas preferências e aptidões, o raciocínio flui melhor e a tomada de decisões é mais assertiva.

Mas o autoconhecimento não é simples. Ele é um processo diário e espontâneo.

Uma sugestão é externalizar os seus gostos e preferências no papel. Tenha um diário para anotar tudo o que passa na sua mente quando você pensa em trabalho e futuro.

Avalie periodicamente o que você escreveu e reflita sobre.

Saiba o que você não quer fazer

Com o autoconhecimento, temos clareza sobre as coisas que não gostamos de fazer. Isso é importante para filtrar as opções que realmente desejamos.

Se você não gosta de lidar com cálculos, então profissões como contador ou matemático, que trabalham constantemente com eles, não se encaixam no seu perfil.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Conheça o mercado de trabalho

Você já tem alguma profissão em mente? Então, pesquise como está a situação do mercado de trabalho em torno dela.

Procure identificar:

  • Há empresas contratando?
  • Que empresas são essas?
  • Quais as qualificações exigidas?
  • Qual a formação exigida?
  • Qual a remuneração?
  • O mercado está em alta ou em baixa?
  • Há muitas ou poucas vagas?

Isso é importante para saber se você vai encontrar vagas no futuro. Afinal, empregabilidade é um fator que deve ser levado em conta.

🔵Leia também: Planejando o futuro? Conheça os cursos que mais empregam por área

Confira tendências e profissões do futuro

Estamos em um mundo cada vez mais conectado. Novas profissões surgem, outras se reinventam e muitas desaparecem.

Por exemplo, se você considera entrar na carreira de contabilidade saiba que, hoje em dia, além da afinidade com cálculos, é preciso saber lidar com softwares e automação.

Neste artigo, mostramos uma lista com 23 profissões do futuro. Você vai perceber que a grande maioria engloba carreiras relacionadas com a tecnologia.

Busque atividades que tragam felicidade

A dica é simples, mas muito válida.

Para escolher sua vocação, imagine fazendo algo que você goste e que traga muita felicidade.

Ok, nem sempre vamos gostar de todas as partes da nossa rotina, mas precisamos ter orgulho daquilo que fazemos. O trabalho representa mais do que remuneração, ele representa satisfação pessoal.

Converse com outras pessoas

Conversar com amigos e familiares pode ser uma boa saída para quem está com dúvidas sobre qual profissão escolher.

Busque dicas, troque experiências e pergunte como elas passaram pelo momento de escolha profissional.

Ainda, vale conversar com pessoas que trabalham na profissão que você quer exercer. Pergunte como está sendo a trajetória delas e como é o dia a dia da profissão.

Mas é importante lembrar que a decisão final é única e exclusivamente sua.

Navegue pelo Linkedin

O LinkedIn é a maior rede social corporativa.

Mesmo que você ainda não tenha experiência profissional ou formação acadêmica para adicionar ao seu perfil, vale fazer uma conta nessa rede social.

Navegue pelo perfil de pessoas que são referências na área onde você quer atuar, siga empresas que você deseja trabalhar e, é claro, sempre fique de olho nas oportunidades de emprego.

Anualmente, o LinkedIn divulga o Top Voices. Essa lista destaca profissionais que promovem discussões interessantes na plataforma.

Recorra a ajuda profissional

Você pode optar por ajuda especializada através de uma orientação profissional.

A orientação profissional pode ser conduzida por psicólogos e pedagogos e ela serve para que o indivíduo reflita sobre si mesmo, conhecendo os seus valores, interesses e habilidades e, a partir disso, tenha ferramentas para uma escolha profissional consciente.

Porém, é importante destacar que esse processo não tem como objetivo escolher a profissão correta para você. Ele apresenta caminhos e possibilidades. A partir disso, a decisão é sua.

No site da Associação Brasileira de Orientação Profissional e de Carreira (ABRAOPC) você pode encontrar uma lista de profissionais que oferecem Orientação Profissional em vários estados brasileiros e serviços populares de Orientação Profissional.

🔵Leia também: Você sabe o que é teste vocacional? Veja dicas e como fazer online!

Leia sobre tópicos do seu interesse

Você pode pesquisar sobre profissões do seu interesse na internet, ler e-books, assistir vídeos no Youtube e, até mesmo, ler relatos em blogs de outros profissionais da área.

A internet é uma ferramenta muito rica e pode oferecer diversos conteúdos interessantes que podem te auxiliar nessa escolha.

Aqui no Blog do EAD você encontra diversos conteúdos sobre carreira e mercado de trabalho. 

Bônus: E depois da escolha?

Depois que você escolher sua profissão, tenha em mente de que você vai começar uma jornada profissional que precisa de muita dedicação para render bons frutos.

Por isso, preparamos algumas dicas para que você tenha sucesso na sua escolha! 😃

Qualifique-se profissionalmente

O mercado de trabalho está cada vez mais competitivo. Assim, é fundamental que você busque por qualificação profissional.

Você pode aprender com cursos livres, palestras, workshops e eventos.

Optar por ingressar no ensino superior, também, é uma decisão importante. Algumas profissões, inclusive, requerem, obrigatoriamente, o diploma para o seu exercício.

Dentro da graduação, dedique-se aos conteúdos e extraia o máximo de aprendizado possível.

Na sua jornada profissional, o aprendizado precisa ser contínuo.

Desenvolva habilidades socioemocionais

Uma pesquisa mostrou que 9 em cada 10 profissionais são contratados pelo perfil técnico e demitidos pelo comportamento.

Isso revela que, além de habilidades práticas, precisamos desenvolver habilidades socioemocionais.

O que são elas? As habilidades socioemocionais são ações que utilizamos para melhor lidar com situações do cotidiano, entre elas o trabalho.

Alguns exemplos são a adaptabilidade para encarar com novos desafios, resolver crises, prever situações e saber lidar com mudanças na rotina; empatia para entender as necessidades da equipe e dos seus clientes; responsabilidade para cumprir prazos e compromissos e a criatividade para propor ideias e soluções inovadoras.

Desenvolvê-las faz parte de um processo contínuo de autoconhecimento. Sempre reconheça seus pontos fortes e fracos e permita-se mudar!

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

Neste artigo, mostramos algumas dicas de como encontrar a sua vocação.

É sempre importante praticar o autoconhecimento para ter em mente aquilo que dá "brilho nos olhos" e a clareza sobre o que você não gostaria de fazer. Ainda, é essencial estar por dentro do mercado de trabalho e das suas tendências. 

Tenha calma na hora da escolha. Reflita bem e pesquise bastante. O importante é ter clareza na hora de decidir.

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!