É bom colocar ensino superior incompleto no currículo? Depende

Postado em 18 de nov de 2020
Loading...

Infelizmente, pode ser que você tenha precisado trancar ou abandonar a faculdade no meio. Nesse caso, fica com o ensino superior incompleto no seu histórico.

E na hora de preencher o currículo, será que é bom colocar essa experiência?

A resposta curta é: vai depender se o curso incompleto está na mesma área da vaga para a qual você está se candidatando. Porém, existem algumas variáveis na hora de tomar essa decisão, algo que vamos falar neste artigo.

Por isso, continue acompanhando para descobrir quando colocar e como falar deste ensino superior incompleto em entrevistas. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Quando colocar no currículo um curso incompleto

A resposta curta para esta pergunta, como dissemos acima, é que ela depende de dois fatores:

  1. da natureza de o curso estar incompleto e
  2. da relevância que ele tem diante da vaga para a qual você está se candidatando.

Quanto à natureza, pode ser que este curso esteja incompleto porque você ainda está cursando ou porque você precisou abandoná-lo.

No caso de ainda estar cursando, não há problema algum em colocar este curso no seu currículo. Pelo contrário, é ainda mais atraente porque mostra que está se profissionalizando.

Agora, se ele está incompleto porque você precisou abandoná-lo, depende do segundo fator: se ele tem algo a ver com a vaga para qual você se candidatou.

Por exemplo, se você tem uma graduação incompleta em marketing e está se candidatando para uma vaga de assistente de marketing, o curso incompleto está adequado. Agora, se a vaga for para assistente de RH, o curso não é tão relevante assim.

Logo, no primeiro caso, ele poderia entrar no seu currículo com tranquilidade, enquanto no segundo ele poderia ser deixado de fora.

🔵 Leia também: Profissões em alta: conheça as áreas mais promissoras

Como colocar curso incompleto no currículo

Certo, agora vem a dúvida de como colocar o ensino superior incompleto no currículo. Será que você dá mais informações? Será que apenas lista? Será que traz como uma observação?

O mais correto é que essa informação esteja presente na seção de “educação” do seu currículo.

Essa área também pode ser chamada de “formação acadêmica” porque é nela que você insere suas formações, como graduação, curso técnico ou especialização.

Para informar um curso completo, é comum colocar o nome da instituição, o nome do curso, o grau acadêmico, a situação e o ano de conclusão. Por exemplo:

  • Nome da Instituição - Tipo e Nome do Curso
    Concluído em Ano

Agora, se o curso incompleto estiver em andamento, você pode utilizar a seguinte forma:

  • Nome da Instituição - Tipo e Nome do Curso
    Conclusão prevista para Ano

Mas se você tiver interrompido o curso, uma das maneiras mais práticas de informar que ele não foi concluído é utilizando algo como no exemplo abaixo:

  • Nome da Instituição - Tipo e Nome do Curso
    Cursado até o Número do Semestre - Ano

No exemplo acima, você informa quantos semestres estudou e até que data estava estudando, além de dizer qual era o curso e em qual instituição cursava. Na prática, os exemplos ficam assim:

Universidade X - Bacharelado em Direito
Concluído em 2021

Universidade X - Tecnólogo em Marketing
Conclusão prevista para 2023

Universidade X - Licenciatura em Biologia
Cursado até o 3º semestre - 2022

Porém, também existem outra maneiras de colocar o ensino superior incompleto no CV.

Pode ser que você queira dar mais informações sobre o curso incompleto, então pode utilizar a seguinte forma:

  • Instituição de Ensino - Tipo de Nome do Curso (Cursado até o Número do Semestre - Ano)
  • X era a minha favorita
  • Apresentei seminários sobre X assuntos
  • Minha média quando tranquei o curso era de X
  • Precisei trancar a faculdade por X motivos

Neste formato, você inclui as seguintes informações: sua disciplina favorita, projetos dos quais participou enquanto estudava, sua média (aliás, apenas informe sua média se ela for alta) e o motivo pelo qual precisou interromper o curso.

🔵 Leia também: Conheça os cursos importantes para o mercado de trabalho atual

E na entrevista de emprego?

Informar um curso de ensino superior incompleto no currículo pode gerar perguntas na hora de fazer a entrevista, então é bom você já estar preparado com as respostas na ponta da língua.

Por exemplo, a pergunta que você sabe que virá é: por que o curso está incompleto?

Você pode se adiantar e já informar o motivo, como mostramos no exemplo de listagem de formação acadêmica acima, porém isso não impede que a pergunta apareça na entrevista.

Logo, veja como falar sobre alguns dos principais motivos de desistência de um curso de maneira que soe melhor aos ouvidos do recrutador:

  • Precisei trancar por falta de dinheiro”: este é um motivo bastante comum e algo que os recrutadores já estão acostumados a ouvir. O que você pode trazer e que pode se tornar uma oportunidade na entrevista é que você pretende voltar a estudar e que o salário da vaga é uma forma de fazer isso. Isso mostra que aquela entrevista significa muito para você.
  • Precisava conciliar melhor o curso com o trabalho e vida pessoal”: a falta de tempo, ou o cansaço por trabalhar e estudar, é um motivo recorrente para a desistência de cursos. E isso também é algo que recrutadores estão acostumados a ouvir. O que pode ser o seu diferencial é informar que o horário de trabalho daquela vaga ou o salário vai permitir que você consiga conciliar melhor trabalho e estudo. Isso mostra dedicação.
  • Não era o curso que eu queria fazer”: essa também é uma resposta válida e que mostra que você tem autoconhecimento. Muitas pessoas começam um curso achando que é o que querem, mas percebem no dia a dia que seu desejo profissional está em outro lugar, então acabam deixando este curso de lado. É mais comum dar esta resposta se você não pretende retomar o curso e ele apenas entrou no seu CV por estar em uma área aproximada da vaga.

Dito isso, lembre-se de não mentir na entrevista sobre o motivo de ter um curso de ensino superior incompleto no CV.

Não há vergonha em dizer que você não tinha tempo ou dinheiro para concluí-lo.

E se você se sentir desconfortável de alguma forma para falar sobre sua desistência de um curso, não coloque essa informação no seu currículo.

 

 

 

Dica extra: foque em habilidades e competências

Especialmente se você não tem um curso superior completo no seu currículo, o ideal é dar mais atenção à outras áreas, como habilidades e competências.

As habilidades e competências são características que complementam a sua carreira.

As competências são características que você possui naturalmente, que fazem parte de quem você é, como liderança e trabalho em equipe. Já as habilidades são características que você desenvolve ou que já está desenvolvendo, como aprender novos idiomas, por exemplo.

Trazer essas características como destaque no CV é algo importante porque elas ajudam o recrutador a pensar em como você se encaixa na cultura da empresa.

E então, o que você achou dessas dicas? Conte aqui nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.