Tags: Ensino Superior

Na vida, seja por circunstância ou por escolha, pode ser que você precise deixar os estudos um pouco de lado para começar a trabalhar. Por outro lado, por mais que você seja um profissional competente, ter uma formação ainda é o melhor caminho para continuar crescendo. O difícil para muitos, nessa situação, é entender como administrar o tempo no dia a dia para poder estudar e trabalhar.

Quando passamos um dia inteiro trabalhando e depois ainda temos que cuidar da casa, pode ser bem tentador esquecer-se de tudo e apenas passar seu tempo assistindo séries na Netflix, navegando pelas redes sociais e jogando videogame para relaxar. Porém, se você souber como organizar seu tempo, não terá que enlouquecer nem pedir demissão para voltar a estudar.

Quer entender melhor? Então veja aqui algumas dicas de como administrar o tempo no dia a dia!

1. Estabeleça suas prioridades

O primeiro passo para voltar a estudar é listar as suas prioridades. Não apenas no que diz respeito à sua formação e carreira, mas também às suas outras responsabilidades, como a limpeza da casa, cuidar dos filhos, continuar fazendo um bom trabalho, etc. Por mais que os estudos sejam importantes, há outras coisas que você não pode deixar de lado.

2. Busque opções que melhor se encaixem em suas necessidades

Antes de pensar em como administrar o tempo no dia a dia, é importante saber como diminuir o impacto de algumas tarefas na sua rotina. O tempo de viagem é insustentável? Faça o curso a distância, do conforto da sua casa. Isso custará bem menos tempo e recursos.

3. Esteja disposto a fazer pequenos sacrifícios

Uma das melhores dicas de administração do tempo é saber quando abrir mão de algumas regalias. Assistir menos TV ou passar menos tempo saindo com os amigos são pequenos sacrifícios hoje para que você tenha uma carreira mais sólida daqui a alguns anos.

4. Tenha horários específicos para tudo

Não há como administrar o tempo no dia a dia sem ter uma rotina. Quando seu cérebro não está acostumado a seguir horários, há uma boa chance de que você caia em maus hábitos, como assistir filmes até tarde da noite. Estabeleça um horário e siga-o à risca, pelo menos nos primeiros dias. Logo tudo isso se tornará um hábito também.

5. Não abandone seus momentos de diversão

Ao contrário do que algumas pessoas dizem, você não precisa abandonar completamente seu lazer. Não há como organizar seu dia pensando apenas em trabalho. Reserve sempre uma ou duas horas por dia para se divertir e relaxar. Sem isso, você ficará exausto bem rápido.

6. Cuide bem da sua saúde

Por fim, mas não menos importante, continue fazendo exercícios e mantendo uma dieta balanceada. Mesmo que você saiba como administrar o tempo no dia a dia, também precisa administrar seu bem-estar físico e mental para manter um bom desempenho no trabalho e nos estudos.

O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.