Como aprender cálculo diferencial e integral

Postado em 14 de out de 2021
Loading...

Se você está fazendo alguma faculdade de engenharia ou TI, já deve ter se deparado com as temidas aulas de Cálculo. Essa disciplina é famosa pela alta porcentagem de desistências, o que pode causar insegurança entre os alunos.

Só que, aprender cálculo diferencial e integral, pode ser mais fácil do que você imagina!

Neste artigo, você vai entender a diferença entre esses dois tipos de cálculo e ver dicas de como aprender a matéria de modo definitivo para se dar bem na faculdade. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Para que serve o cálculo diferencial e integral

A disciplina de Cálculo objetiva ensinar estudantes a desenvolverem a capacidade de compreender e resolver problemas dentro e fora da Matemática. Essa disciplina aprofunda aquilo que foi aprendido na escola, ensinando sobre fórmulas, conceitos e equações.

No Cálculo, os objetos básicos de estudo são as funções. Elas são compreendidas sob variadas perspectivas com o uso de fórmulas, gráficos, dados e relações entre quantidades.

Do mesmo modo, há três conceitos-chave, os limites, as derivadas e as integrais, que serão empregados a partir das perspectivas citadas acima. Ter clareza quanto às perspectivas e aos conceitos-chave é fundamental para a compreensão da disciplina e suas aplicações.

Diferença entre cálculo diferencial e integral

Pode-se dizer que o Cálculo é o estudo das funções por alterações nas variáveis.

Quando essas mudanças são pequenas, elas integram o Cálculo Diferencial, e quando essas mudanças são pequenas e cumulativas, tem-se o Cálculo Integral.

Deve-se ter em mente que essas duas áreas do Cálculo estão relacionadas.

Além disso, a Matemática é uma linguagem própria, com suas regras e vocabulário, sendo uma espécie de idioma do universo científico das Ciências Exatas.

🔵 Leia também: Conheça as engenharias do futuro e saiba como se preparar

7 dicas para aprender cálculo

Não existe um único jeito de aprender cálculo. Existem vários! Isso porque alguns hábitos, quando combinados, facilitam o aprendizado e a compreensão sobre a disciplina.

Confira, abaixo, 8 dicas de como aprender cálculo diferencial e integral:

1. Preste atenção na aula

Sim, pode parecer óbvio, mas existem alunos que fazem isso!

Enquanto esse acaba sendo um comportamento comum no ensino médio, o ideal é que ele não se repita na faculdade. Isso porque, nesta nova etapa, os desafios são maiores, então o esforço também precisa ser maior.

Dentro de sala de aula, o professor vai passar os conceitos centrais da disciplina, vai explicar exercícios e, provavelmente, passar trabalhos e desafios que serão retomados em provas e avaliações. Por isso, é importante estar prestando atenção.

2. Estude por materiais complementares

Existem diversos tipos e formatos de materiais complementares. Além dos tradicionais livros e listas de exercícios, você pode contar com canais online e plataformas de conteúdos gratuitos (ou com preços acessíveis).

São videoaulas, podcasts, artigos, quizzes... Essa lista de materiais pode ser utilizada para melhorar a sua compreensão sobre a matéria e testar seus conhecimentos.

O recomendado é explorar e consultar conteúdos em diferentes formatos e plataformas. Isso porque determinado professor pode explicar melhor um conceito, enquanto outro ensina algum macete ou mesmo uma regra pouco comentada.

3. Aprenda a teoria

Há quem ache que, em matemática, fazer exercícios é necessário e suficiente para compreender o conteúdo. Só que não é exatamente assim que funciona. A teoria também é fundamental para que se entenda a aplicação dos conceitos.

Por isso, antes de montar uma extensa lista de exercícios, tenha os conceitos já bem compreendidos. Isso evitará erros e uma possível frustração.

4. Monte uma lista de exercícios

Sim, eles são inevitáveis. Após compreender e entender os conceitos, é chegada a hora de aplicá-los. E, tratando-se de matemática, o melhor modo de verificar a compreensão sobre determinado assunto é fazendo exercícios.

Isso se aplica, especialmente, à disciplina de Cálculo.

A prática é parte fundamental do processo de aprendizado. Faça a resolução de exercícios com diferentes graus de dificuldade e que mobilizem diferentes conceitos de cálculo entre si.

 

 

 

5. Monte um grupo de estudo

Em uma sala de aula, costuma haver estudantes com dificuldade ou facilidade sobre um mesmo conteúdo. Nesse contexto, nada melhor do que montar um grupo e estudar em conjunto com um colega que domina a disciplina, não é mesmo?

Isso porque ele tem acesso aos mesmos materiais e à mesma aula, em sala, que você.

Assim, é maior a chance de vocês estarem alinhados quanto ao nível das questões da prova ou com os conceitos que serão cobrados no exame. Por isso, um grupo de estudo é uma boa opção.

Muitas vezes, a dúvida de um é a mesma de muitos. E vários estudantes, juntos, tendem a encontrar uma resposta com mais facilidade e rapidez do que um estudante sozinho.

6. Monte um cronograma de estudo

Como vimos, há diferentes conceitos que são importantes na disciplina de cálculo.

Por isso, montar um cronograma de estudos é fundamental. Ele serve tanto para que se consiga perceber quais conceitos-chave devem ser estudados primeiro, como para dimensionar quantas horas por dia ou por semana precisam ser dedicadas ao estudo da disciplina.

7. Faça aulas particulares

Você já seguiu todos os passos anteriores: prestou atenção na aula, estudou por meio de materiais complementares, se dedicou a entender a teoria e os conceitos centrais, montou um grupo de estudo, elaborou um cronograma, mas ainda está com dificuldade?

Então, talvez esteja na hora de investir em aulas particulares. Como em uma aula particular o atendimento é individualizado, as chances de ter as dúvidas sanadas são maiores.

Por isso, se for preciso, não hesite: procure um professor particular. Não pense no gasto, mas no investimento que irá otimizar o seu tempo e dinheiro investidos na graduação.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!