Mercado de Trabalho

BATNA, a estratégia para ter sucesso em uma negociação

Por Redação   | 

 Tag: Mercado de Trabalho

Você sabe o que é BATNA? Esta sigla significa, em tradução livre, Melhor Alternativa Para um Acordo Negociado, e é uma estratégia que busca o ganha-ganha. 

Utilizar o BATNA significa minimizar possíveis perdas e impor limites, podendo ajudar a definir até que ponto você pode ir em uma negociação. 

O BATNA é uma estratégia que nasceu nos anos 1980 em Harvard e que se tornou uma referência para quem trabalha em diversas áreas, desde o direito até vendas. 

Neste artigo, você vai entender o que é o BATNA, quais são seus princípios, quando é melhor utilizá-lo e como colocá-lo em prática. 

Você vai conferir: 

O que significa BATNA? 
Cuidados ao aplicar o BATNA 
Utilize o BATNA junto de outra técnica

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que significa BATNA? 

BATNA é uma sigla para Best Alternative To a Negotiated Agreement. O termo pode ser traduzido livremente para Melhor Alternativa Para um Acordo Negociado. 

É um método de negociação que nasceu em 1980 na Universidade de Harvard, nos Estados Unidos. 

O BATNA foi desenvolvido por dois especialistas, William Ury e Roger Fisher, dentro do Harvard Negotiation Project e descrito pela primeira vez no livro “Como Chegar Ao Sim”, que ensinava os leitores a obterem acordos satisfatórios para ambos os lados em conflitos diversos. 

O objetivo principal do BATNA, quando aplicado em uma negociação, é traçar uma alternativa para que as partes cheguem em um acordo de ganha-ganha. Ou seja, benéfico para ambas. 

É importante mencionar que esta não é uma técnica para ser utilizada como principal em uma negociação, mas, sim, naqueles momentos em que tudo parece dar errado. 

Podemos usar uma negociação de venda B2B como exemplo. 

O vendedor e o possível cliente estão conversando há bastante tempo, mas nunca conseguem chegar em um acordo. O principal problema encontrado é o preço. Nesse momento em que a negociação parece ter chegado a um impasse, o vendedor pode aplicar o BATNA. 

Junto ao possível cliente, ele vai revisar e lapidar o que está impedindo a venda de ser fechada e chegar em um resultado interessante para ambas as partes. 

O BATNA também vai ajudar o vendedor a colocar um limite na negociação, a definir até onde ele pode ceder para também sair em vantagem. 

Por conta disso, essa técnica de negociação é bastante única e particular, podendo acontecer de maneiras completamente diferentes em situações diferentes. 

O BATNA utilizado em um processo de divórcio, por exemplo, nunca será o mesmo utilizado no processo de venda de uma casa. Tudo depende dos elementos envolvidos. 

Cuidados ao aplicar o BATNA 

Como dissemos acima, o BATNA é uma técnica que pode ser utilizada desde grandes negociações na área do direito até o processo comercial, passando por negociações pequenas no caminho, como um pedido de aumento.  

E agora que você já entendeu o que é a técnica, vamos falar um pouco sobre a aplicação. 

Existem dois aspectos principais que você não pode deixar de analisar no processo: avaliar cada ação e equilibrar as variáveis. 

Antes de começar uma negociação, é sempre interessante já entender quais são as negativas iniciais do outro. Por exemplo, dentro do ramo das vendas, pode ser o preço. 

Entender esse fator já ajuda a calcular os custos e argumentos envolvidos na negociação, assim como também a estabelecer os seus limites enquanto vendedor. 

Se a negativa principal do potencial cliente é o preço, até onde você pode ir sem prejudicar a empresa? E quando, no processo, é o momento de desistir? 

É essencial que você também preste atenção no equilíbrio das variáveis, também visando o ganho mútuo e o seu limite. 

Será que baixar demais o preço não será um problema para a empresa no futuro? Nesse caso, é você quem sai perdendo e o BATNA não funciona como deveria. 

Utilize o BATNA junto de outra técnica 

Como você deve ter percebido, o BATNA é um método que funciona como um Plano B, uma alternativa para fechar um acordo vantajoso para ambos os lados. 

Ele não é uma técnica de negociação por si só. Por isso, na sua rotina profissional, procure utilizar o BATNA em conjunto com outras técnicas. 

Por exemplo, você pode utilizar o SPIN Selling, uma técnica sobre a qual já falamos aqui no blog, como seu principal método. E quando encontrar resistência, pode acionar o BATNA. 

O mais importante nesse processo é entender quais ferramentas utilizar e quando utilizar cada uma delas. Isso potencializa sua capacidade de negociação e suas possibilidades enquanto profissional. 

Afinal, a negociação é uma das soft skills mais desejadas pelo mercado atualmente. 

Torne-se especialista e desenvolva soft skills 

Aproveitamos este espaço para convidar você a conhecer a Pós +Carreira EAD UCS, um formato de pós-graduação onde você se torna especialista na sua área e desenvolve soft skills. 

Confira abaixo alguns dos cursos de especialização que você pode fazer para aprofundar seu conhecimento em negociação: 

Além do aprofundamento em sua área de atuação, os cursos de pós-graduação do EAD UCS ainda ajudam você a se preparar para o mercado, com acompanhamento profissional e desenvolvimento de habilidades e competências. 

O formato +Carreira é multicertificação. Ou seja, durante o curso você garante certificados de extensão relativos aos conteúdos estudados. 

Confira nossos cursos e condições, e torne-se um especialista com toda a economia e flexibilidade que o EAD oferece. 

Leia também: 

Nova call to action