Bacharel pode dar aula? Descubra como trabalhar como professor

Postado em 22 de jun de 2022
Loading...

Você quer dar aulas, mas não sabe bem qual tipo de faculdade fazer? Este artigo é para você!

Atualmente, existem três tipos de formação de nível superior no Brasil: bacharelado, licenciatura e tecnólogo. Você sabe qual deles permite dar aulas?

Em muitos casos, os profissionais que desejam ingressar no mercado como professores se confundem com o caminho a seguir. Por isso, é fundamental entender a diferença entre os tipos de faculdade e qual delas permite seguir no magistério.

Para esclarecer as dúvidas e te ajudar a escolher a melhor graduação para seus objetivos, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

A diferença entre bacharelado, licenciatura e tecnólogo

Como você viu na introdução deste artigo, existem três tipos de faculdade disponíveis atualmente no Brasil: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Cada uma delas é voltada para uma atuação no mercado. Confira os detalhes:

1. Bacharelado

Este tipo de curso entrega no final da sua formação um diploma que habilita o profissional a atuar na área de uma maneira bem ampla e diversa no mercado.

O bacharel pode ser contratado por de empresas, ter seu próprio negócio ou até mesmo seguir carreira acadêmica como pesquisador. Tem duração média de 4 a 6 anos.

É uma formação mais generalista, que traz em sua grade curricular a alternância entre disciplinas teóricas e práticas, com o objetivo de proporcionar ao estudante um contato direto com diversas atividades profissionais da área.

2. Tecnólogos

Os cursos tecnólogos geralmente têm duração rápida e contam com foco na prática profissional. São cursos específicos e rápidos, que contam com uma duração de 2 a 3 anos.

Esse tipo de curso é voltado a formar profissionais para atuação prática no mercado de trabalho e para atender demandas específicas. Então, você encontra cursos focados.

3. Licenciaturas

Por sua vez, a licenciatura é um tipo de formação que habilita o profissional a atuar como professor no ensino infantil, fundamental e médio.

Essa habilitação recebe esse nome devido ao ato de licenciar ou disponibilizar uma licença (autorização) para ser professor nos níveis de educação listados acima.

Assim, podemos entender que um curso de licenciatura é uma formação para professores ou de professores. Ela pode ser direcionada para uma pessoa que deseja lecionar ou para um professor já licenciado que deseja atuar em outra área da educação.

🔵 Leia também: Como ser professor? Conheça os melhores cursos para ingressar na área

Afinal, bacharel pode dar aula?

Pela descrição acima, você pode até pensar que bacharel não pode dar aula. Porém, a situação depende de algumas variáveis.

A verdade é que a exigência de um grau de educação acadêmica para a formação de um professor varia de acordo com a área pretendida.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o profissional que possui somente a graduação em bacharelado não pode dar aula no ensino médio, ensino fundamental ou educação infantil.

Nesse caso, para ser docente da educação básica, é necessário fazer um curso de licenciatura ou uma formação pedagógica.

Porém, se o desejo é ser professor do ensino superior, o requisito mínimo é uma pós-graduação lato sensu para dar aulas em instituições particulares, e mestrado, para as instituições públicas.

Mas também existem outros caminhos que permitem que o bacharel dê aula, veja só:

1. Fazer uma licenciatura

Se você deseja dar aulas na educação básica, pode buscar por um curso de licenciatura.

Como você viu, esta modalidade é totalmente voltada para a formação de profissionais aptos a docência no ensino fundamental e médio, em escolas da rede públicas e particulares.

Durante a graduação, a grade curricular tem a mesma base do bacharelado, com o acréscimo de disciplinas voltadas para o ensino e técnicas de didática. O tempo de duração de uma licenciatura varia entre 4 e 5 anos.

Essa também é uma opção para quem já é formado em um bacharelado nos cursos que também têm a opção de licenciatura, como Letras, matemática, Química, etc.

Com mais alguns anos, o profissional se torna um bacharel, mas também licenciado.

2. Cursar Pedagogia

O curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura, que tem como finalidade formar professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É aquele professor que assume integralmente o currículo da série.

Os cursos de pedagogia também formam profissionais para atuarem na gestão do sistema escolar, mas a prioridade é a formação de professores.

Então, se você deseja seguir nessa carreira, pode fazer faculdade de Pedagogia.

 

 

 

3. Procurar a formação pedagógica

A formação pedagógica surgiu após o Decreto Governamental nº 8752, que abriu novos caminhos para a formação profissional para professores, devido à carência de profissionais qualificados para a área de ensino.

Essa formação habilita o profissional a ser um professor de qualquer área ou modalidade no ensino fundamental, médio e educação profissional em nível médio. Além de habilitar para a licenciatura, o curso também prepara o aspirante a professor para outras rotinas pedagógicas.

O estudante aprenderá sobre a base da metodologia de ensino, psicologia e elaborações pedagógicas. Assim, o formado poderá atuar também na coordenação, na supervisão e no desenvolvimento de projetos voltados para a educação.

4. Fazer uma pós-graduação

Como você viu, se o seu desejo é dar aulas no ensino superior, não é obrigatório ter feito licenciatura, pedagogia ou formação pedagógica. É preciso seguir para a pós-graduação.

As pós-graduações lato sensu (especializações e MBA) permitem lecionar em instituições de ensino superior privadas. Já as pós-graduações stricto sensu (mestrado e doutorado) permitem lecionar em universidades públicas através de concursos.

🔵 Leia também: Salário de professor: piso, média nacional, cargos e mercado

Opções de cursos para quem quer atuar em sala de aula

Agora que você já sabe que bacharel pode dar aula e que isso apenas depende do caminho escolhido para a carreira, conheça os principais cursos que permitem trabalhar com docência:

Lembrando que, se você deseja fazer um bacharelado mesmo assim, deve cursar uma formação pedagógica, uma segunda graduação em licenciatura ou uma pós-graduação.

E então, conseguimos tirar suas dúvidas? Conte nos comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!