Ensino Superior

Bacharel pode dar aula? Descubra o necessário para trabalhar como professor

Por BLOG DO EAD UCS   | 

 Tag: Ensino Superior

Atualmente, há três tipos de formação em nível superior no Brasil: bacharelado, licenciatura e tecnólogo.

Em muitos casos, os profissionais que desejam ingressar no mercado como professores se confundem com o caminho a seguir.

As dúvidas sobre a escolha do curso de ensino superior também levam em conta qual o tipo de formação que combina mais com os objetivos profissionais de cada um. As maiores indecisões estão entre bacharelado e licenciatura.

Para escolher a mais adequada, é fundamental entender as principais diferenças entre os dois tipos de graduação.

Você sabe dizer quais são as diferenças entre bacharelado e licenciatura? Em quais situações um bacharel pode dar aula? Quais profissões exigem o diploma de bacharel?

Para esclarecer estas dúvidas e te ajudar a escolher a melhor graduação para seus objetivos profissionais, preparamos este artigo com tudo o que você precisa saber sobre o assunto.

O que você vai ver por aqui:
O que é licenciatura?
Mas afinal, bacharel pode dar aula ou não?
A diferença entre bacharelado e licenciatura
Profissões que exigem o diploma de bacharelado
Que curso um bacharel tem que fazer para dar aulas
Outras opções de cursos para quem quer atuar em sala de aula
Conclusão

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

O que é licenciatura?

A licenciatura é um tipo de formação que habilita o profissional a atuar como professor no ensino infantil, fundamental e médio.

Essa habilitação recebe esse nome devido ao ato de licenciar ou disponibilizar uma licença (autorização) para ser professor nos níveis de educação listados acima.

Assim, podemos entender que um curso de licenciatura é uma formação para professores ou de professores. Ela pode ser direcionada para uma pessoa que deseja lecionar ou para um professor já licenciado em determinada área, como matemática, por exemplo, que deseja atuar em outra área, como língua portuguesa.

Mas, afinal, bacharel pode dar aula ou não?

A exigência de um grau de educação acadêmica para a formação de um professor varia de acordo com a área pretendida.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o profissional que possui somente a graduação em bacharelado não pode dar aula no ensino médio, ensino fundamental ou educação infantil.

Nesse caso, para atuar na docência, é necessário realizar um curso de complementação, como a formação pedagógica.

Caso o interesse seja dar aulas no ensino superior, o requisito mínimo é uma pós-graduação lato sensu. Entretanto, as principais vagas são destinadas aos profissionais que possuem ao menos um mestrado.

Confira algumas habilitações para quem quer atuar como docente:

Licenciaturas

Esta modalidade é totalmente voltada para a formação de profissionais aptos a docência no ensino fundamental e médio, em escolas da rede públicas e particulares.

É a titulação ideal para quem deseja seguir carreira como professor, inclusive em universidades.

Durante a graduação, a grade curricular tem a mesma base do bacharelado, com o acréscimo de disciplinas voltadas para o ensino e técnicas de didática. O tempo de duração de uma licenciatura varia entre 4 e 5 anos.

São cursos superiores de graduação que formam profissionais licenciados em Química, Física, Letras, Matemática, Geografia, Ciências Biológicas e Pedagogia.

Normal Superior

Curso superior de graduação, na modalidade licenciatura. Tem por finalidade formar professores aptos a lecionar na educação infantil e nos primeiros anos do ensino fundamental.

Em 2006, o MEC extinguiu os cursos normais superiores. A pasta passou a exigir a formação em Pedagogia para lecionar em turmas da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

Magistério

Não é curso superior, mas de nível médio. Habilita o professor para lecionar na educação infantil.

O MEC exige que todos os professores da educação básica tenham formação de ensino superior, por isso o interesse pelo magistério foi perdendo força na década de 2010.

Pedagogia

O curso de Pedagogia é um curso superior de graduação, na modalidade de licenciatura, que tem como finalidade formar professores para atuar na educação infantil e nos anos iniciais do Ensino Fundamental. É aquele professor que assume integralmente o currículo da série.

Os cursos de pedagogia também formam profissionais para atuarem na gestão do sistema escolar, mas a prioridade é a formação de professores.

Habilitações práticas: bacharelado e tecnólogos

Além das opções de formação em docência, há duas diferentes habilitações em graduação, que são o bacharelado e os cursos superiores tecnólogos.

Embora eles sejam mais voltados ao mercado profissional e não habilitem o profissional a lecionar, são áreas especializadas de conhecimento.

Bacharelado

Este tipo de curso entrega no final da sua formação um diploma que habilita o profissional a atuar na área de uma maneira bem ampla e diversa no mercado.

O bacharel pode ser contratado por de empresas, ter seu próprio negócio ou até mesmo seguir carreira acadêmica como pesquisador. Para lecionar no ensino superior exige-se que o profissional tenha, no mínimo, uma especialização.

É uma modalidade generalista, que traz em sua grade curricular a alternância entre disciplinas teóricas e práticas, com o objetivo de proporcionar ao estudante um contato direto com diversas atividades profissionais da área.

Os cursos de bacharelado duram em média entre 3 e 6 anos.

Tecnólogos

Os cursos superiores tecnólogos geralmente possuem duração rápida e contam com foco na prática profissional. São cursos específicos e rápidos, que contam com uma duração de 2 a 3 anos.

São exemplos de cursos tecnólogos: Gestão Financeira, Turismo, Gestão em Recursos Humanos e Marketing.

A única diferença com relação à prática do ensino, tanto por bacharéis como tecnólogos, se refere à Medida Provisória (MP) nº 746, de 22 de setembro de 2016, conhecida como MP do Novo Ensino Médio.

Essa nova configuração da lei permite que especialistas possam ministrar conteúdos em áreas afins que contribuam com a formação dos estudantes, porém em caráter profissionalizante.

De acordo com o MEC, “a MP do Novo Ensino Médio permite que os sistemas de ensino autorizem profissionais com notório saber para ministrar aulas exclusivamente em disciplinas da parte técnica e profissionalizante do currículo”.

Bacharel pode dar aula? - formando com lapelas para o alto

A diferença entre bacharelado e licenciatura

A principal diferença entre as habilitações de licenciatura e bacharelado é o foco da formação, pois cada uma delas forma um tipo de profissional.

Enquanto o bacharel é formado para a atuação ampla no mercado, a licenciatura prepara profissionais para exercer a docência.

Profissões que exigem o diploma de bacharelado

O diploma de bacharelado é obrigatório para exercer algumas profissões, que inclusive exigem o registro do trabalhador no Conselho de Classe da atividade após sua formação, para que assim o profissional possa atuar no mercado de trabalho.

Confira algumas das profissões regulamentadas, que exigem o diploma de bacharel e também o registro profissional em algum conselho de classe:

  • Administrador de Empresas
  • Advogado
  • Arquiteto
  • Bibliotecário
  • Contador
  • Dentista
  • Educador Físico
  • Economista
  • Enfermeiro
  • Engenheiro
  • Farmacêutico
  • Fisioterapeuta
  • Geógrafo
  • Médico
  • Químico
  • Sociólogo
  • Psicólogo
  • Veterinário

Que curso um bacharel tem que fazer para dar aulas

Para buscar a habilitação necessária para dar aulas, um bacharel deve passar pela formação pedagógica.

O curso surgiu após o Decreto Governamental nº 8752, que abriu novos caminhos para a formação profissional para professores, devido à carência de profissionais qualificados para a área de ensino.

A formação pedagógica habilita o profissional a ser um professor de qualquer área ou modalidade no ensino fundamental, médio e educação profissional em nível médio.

Além de habilitar para a licenciatura, o curso também prepara o aspirante a professor para outras rotinas pedagógicas.

O estudante aprenderá sobre a base da metodologia de ensino, psicologia e elaborações pedagógicas. Assim, o formado poderá atuar também na coordenação, na supervisão e no desenvolvimento de projetos voltados para a educação.

Outras opções de cursos para quem quer atuar em sala de aula

A UCS oferece diversas opções de licenciatura em EAD para quem quer realizar o sonho de trabalhar com docência. Os cursos de Pedagogia em EAD, Letras - Língua Portuguesa EAD, Educação Física Semipresencial Licenciatura e Geografia EAD são alguns bons exemplos.

Todos contam com a modalidade semipresencial, acesso a toda a estrutura do Campus da UCS, além da facilidade de acesso e autonomia de todo o processo de estudo.

Acesse o site do EAD UCS e escolha o melhor curso superior para você.

Comece sua graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Conclusão

Você pode perceber neste texto que existem diferenças entre a formação em bacharelado e licenciatura.

O bacharel que deseja trabalhar com ensino deve cursar uma formação pedagógica, uma licenciatura ou uma graduação em Pedagogia para ser autorizado a lecionar na educação básica.

Na UCS você conta com várias opções de cursos de licenciatura na modalidade EAD, o que permite uma maior autonomia e facilidade para quem busca uma formação de qualidade.