A importância da análise de cenários para a sobrevivência das empresas

Postado em 24 de dez de 2021
Loading...

A sociedade e o mercado estão em constante transformação, e estar atento a essas mudanças é uma maneira de se antecipar a possíveis dificuldades, buscando formas de lidar com os desafios e aproveitando as oportunidades.

Essa situação é ainda mais desafiadora ao mundo corporativo, que é diretamente impactado pela aceleração da digitalização do mercado.

Uma das estratégias utilizadas para se planejar frente a estas mudanças é a análise de cenários.

Afinal, tudo o que acontece no mundo pode gerar um impacto nas empresas. Desde mudanças no comportamento do consumidor, o avanço tecnológico e até desastres naturais que podem ocasionar problemas no fornecimento de matéria-prima.

Dessa forma, realizar a análise de cenários de uma forma periódica e com ferramentas de apoio é essencial para negócios que querem manter sua competitividade no mercado. Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O que é análise de cenários?

A análise de cenários é um conceito difundido por estudos e consultorias que passou a ser amplamente utilizado como ferramenta de gestão.

A ideia dessa metodologia é usar um conjunto de técnicas para conseguir imaginar com segurança possíveis cenários futuros. A partir disso, a empresa pode elaborar estratégias para cada uma das situações.

É a análise de cenários que irá fundamentar as estratégias da empresa, por isso é de extrema importância na concepção do planejamento estratégico.

Sua principal função é analisar o contexto (interno e externo) no qual a empresa está inserida, identificando fatores futuros e assim possibilitando uma visão mais clara do cenário atual, o que permite uma tomada de decisão mais fundamentada e precisa.

É importante destacar que sua principal função não é tentar prever o futuro, mas identificar fatores que podem se tornar reais a longo prazo. Apesar de ser muito usada atualmente nas empresas, a análise de cenário é uma metodologia que nasceu no setor militar.

Nas guerras, os estrategistas das tropas tentavam imaginar os possíveis ataques para traçar planos de defesas e contra-ataques. Portanto, a elaboração de cenários no planejamento estratégico permite que estratégias sejam estabelecidas considerando-se um contexto futuro.

O primeiro passo é identificar fatores que podem impulsionar negócio, sendo que o objetivo é obter um avanço perante diferentes tipos de cenários no planejamento estratégico.

🔵 Leia também: Social listening: como as pessoas interagem com a sua marca?

As vantagens da análise de cenários para as organizações

A análise de cenários é um estudo do ambiente onde uma empresa está inserida.

São analisados todos os fatores e variáveis que podem impactar nas operações, acarretando tanto em melhorias como em problemas. Contudo, a análise pode ser feita de diversos pontos de vista, como, por exemplo, os impactos de mudanças no ambiente interno e no externo.

Algumas das vantagens neste tipo de análise são:

1. Percepção do ambiente

A análise de cenários oferece uma visão sistêmica do ambiente, seja interno ou externo.

Com isso, a organização de mapas mentais, com possíveis hipóteses e soluções, se torna mais eficiente. É como se a empresa, conhecendo os riscos aos quais está exposta, pudesse elaborar o plano A, B, C, e assim por diante, levando em consideração o que fazer em cada cenário possível.

2. Decisões estratégicas

Esta é uma das maiores vantagens de trabalhar com a análise de cenários: tomar decisões estratégicas. Com isso, a possibilidade de improvisos e decisões precipitadas é muito reduzida.

Não se trata de “achismos”, mas de informações confiáveis que foram levantadas pelos funcionários da empresa, considerando tanto o seu cenário interno como as variáveis externas.

3. Vantagem competitiva

A análise de cenários deixa a empresa preparada para lidar com possíveis cenários, sejam eles positivos ou negativos.

É preciso apenas ter cuidado para não projetar esses cenários em um futuro muito distante. Análises de cenário muito longínquas podem deixar a organização afastada do segmento mercadológico.

Contudo, se você conseguir encontrar mais precisão em suas análises para um futuro próximo, certamente poderá antecipar-se às estratégias dos concorrentes e ser bem-sucedido.

🔵 Leia também: Sonha em trabalhar com marketing? Conheça a faculdade e o mercado

As principais ferramentas de análise de cenários

Conheça as principais ferramentas que ajudam a analisar cenários:

1. Matriz SWOT

A Matriz SWOT foi desenvolvida na década de 1960 e atualmente é considerada uma ferramenta clássica de gestão. Trata-se da sigla em inglês para as palavras Forças (Strength), Fraquezas (Weakness), Oportunidades (Opportunities) e Ameaças (Threats).

As Forças e as Fraquezas se referem ao ambiente interno da empresa. Assim, se refere a tudo que você tem controle em sua empresa.

Já as Oportunidades e as Ameaças estão relacionadas ao ambiente externo. Por isso, trata de tudo aquilo que foge ao seu controle, está fora dos limites de seu negócio. A partir da Matriz SWOT, você consegue definir:

  • Como os pontos fortes da sua empresa podem potencializar as oportunidades identificadas;
  • Como as suas forças podem blindar o seu negócio contra as ameaças identificadas;
  • Como as suas fraquezas podem engrandecer as ameaças;
  • Quais pontos fracos podem prejudicar as oportunidades.

Ao fazer o diagnóstico sobre as possíveis forças e fraquezas no âmbito interno, assim como as possíveis oportunidades e ameaças em um contexto interno, dentro do planejamento da empresa, é possível então traçar esses cenários estratégicos, para então depois elaborar um plano de ação.

2. As 5 Forças de Porter

Idealizada por Michael Porter, economista e pesquisador de Harvard, esta ferramenta serve para fazer uma análise do ambiente externo do seu negócio no âmbito competitivo, uma verdadeira análise da segmentação do mercado.

Nesse sentido, Porter elencou 5 Forças determinantes para o grau de competitividade das empresas:

  1. Rivalidade entre concorrentes: para analisar o cenário externo, é fundamental conhecer quem são seus concorrentes e qual o nível de rivalidade entre vocês, pois quanto maior for o número de competidores disputando por uma fatia do mercado, maior será a rivalidade.
  2. Poder de negociação de fornecedores: os fornecedores são importantes agentes desse processo de análise, porque o poder de negociação deles será maior se eles estiverem em pouco número, dando vantagem para que controlem preços, prazos e outras variáveis.
  3. Ameaça de produtos substitutos: aqui importa qual o grau de diferenciação daquilo que você tem a oferecer ao seu público. Se o que a sua empresa produz pode ser facilmente substituído pelo produto da concorrência, menos competitivo o seu negócio será.
  4. Ameaça da entrada de novos concorrentes: o mercado em que você atua apresenta barreiras que dificultam a entrada de novos competidores? Patentes, regulamentação, presença de marcas já consolidadas, além da necessidade de investimentos elevados são alguns exemplos que podem inibir o surgimento de novos concorrentes.
  5. Poder de negociação dos clientes: quanto mais empresas estiverem competindo no mercado e quanto menor for o grau de diferenciação entre os produtos que elas oferecem, maior será o poder de negociação do cliente.

3. Análise PESTEL

A sigla PESTEL se refere a 6 fatores externos à organização e que podem impactar, direta ou indiretamente, as atividades do seu negócio:

  • Políticos
  • Econômicos
  • Sociais
  • Tecnológicos
  • Ecológicos
  • Legais

Para cada um desses fatores macroambientais, são definidas as oportunidades e as ameaças. Esse tipo de análise costuma ser realizado por empresas que pretendem ingressar em novos mercados ou mudar toda a sua estratégia de negócios.

E então, o que você achou? Deixe abaixo, na seção de comentários!

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!