Alteridade e empatia não são a mesma coisa. Entenda a diferença

Postado em 29 de mar de 2021
Loading...

“Empatia” é presença certa nas listas de soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho. Quando você lê essa palavra, qual o primeiro significado que vem à sua cabeça?

“Se colocar no lugar do outro” provavelmente foi a definição que você imaginou.

Mas o sentido de empatia é bem mais complexo que isso e, muitas vezes, se confunde com o de alteridade.

Aqui você vai entender o que alteridade e empatia significam de verdade, um passo importante para desenvolver uma das soft skills mais valorizadas no mercado de trabalho. Acompanhe!

 

O que é alteridade

Alteridade também é se colocar no lugar do outro, mas aceitando que haverá situações em que você nunca saberá como a pessoa sente-se de fato, por não ter as mesmas vivências e condições materiais que ela.

É reconhecer a diferença e entender que “nem tudo é o que eu sou e nem todos são como eu sou”, relacionando-se com quem vem de um contexto cultural, social e econômico distinto do seu. Essa relação deve se dar sem preconceitos e juízos de valor.

Para a Psicologia, a alteridade é o espaço da diferença elaborada, um processo que só é possível em uma sociedade plural, ao mesmo tempo que nos ajuda a construir nossas identidades.

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

O conceito de empatia

Sim, empatia é a capacidade de se colocar no lugar do outro. Mas para que ela se manifeste é necessário que todas as pessoas envolvidas compartilhem as mesmas emoções básicas, como medo, tristeza, raiva e alegria.

É uma construção mental individual. Ou seja, são as pessoas que têm empatia, não sociedades nem organizações.

A definição da American Psychological Association (APA) nos ajuda a explorar mais particularidades. Para a entidade, a empatia é a compreensão de outro indivíduo a partir da perspectiva dele e não da nossa. Para isso, experienciamos indiretamente os sentimentos, percepções e pensamentos dessa pessoa.

Embora não leve automaticamente à motivação de ajudar o próximo, a empatia pode se transformar em simpatia, que seria a capacidade de responder ao sofrimento das outras pessoas. É a simpatia que resulta em ações de assistência.

🔵Leia também: Qual é a importância do trabalho em equipe para sua carreira?

A diferença entre alteridade e empatia

Partindo das definições que vimos acima, conseguimos identificar as principais diferenças entre alteridade e empatia.

Ambas envolvem a capacidade de se colocar no lugar do outro, mas a empatia pressupõe compartilhar das mesmas emoções básicas e causas materiais, enquanto a alteridade depende do reconhecimento das diferenças.

Ainda, ter empatia é um processo individual, enquanto a alteridade pode ser coletiva.

Vamos usar como exemplo para ilustrar a diferença entre alteridade e empatia uma situação que, infelizmente, é comum no meio corporativo.

Imagine que uma gerente do seu trabalho foi demitida sem justa causa logo após o retorno da licença maternidade. Ela era uma colaboradora exemplar, que dedicou quase uma década da carreira para a empresa. A equipe se indignou com a situação, reclamando com o RH e ajudando-a a se recolocar no mercado.

Dentro do time, havia homens e mulheres que nunca tiveram filhos. Estas pessoas manifestaram alteridade e não empatia, pois não vivenciaram a experiência de perder o emprego devido à maternidade. Elas não têm uma causa material que as possibilite se colocar no lugar da colega.

No entanto, elas têm consciência de que a situação da gerente é ruim de uma perspectiva individual e coletiva, ao estar inserida em um contexto machista que ainda coloca toda a responsabilidade da criação dos filhos nos braços das mulheres.

🔵Leia também: Descubra como lidar com a gestão de conflitos em sua empresa

Como praticar a alteridade

Tanto a empatia quanto a alteridade são valorizadas no mercado por serem fundamentais para manter um ambiente de trabalho saudável.

Pesquisas na área da Psicologia já demonstraram que ambas contribuem para comportamentos positivos como cooperação, gentileza e perdão. E mesmo que uma pessoa tenha dificuldades em ser empática, essa habilidade pode ser desenvolvida.

Existem ações práticas que você pode fazer no seu dia a dia, que foram listadas em artigo da APA. Uma delas é se expor às diferenças por meio de obras de ficção. Por exemplo, se você é uma pessoa branca, procure ler livros e assistir a filmes e séries produzidos por pessoas negras. O mesmo vale para homens que querem entender como as mulheres lidam com um ambiente machista.

Como escolher uma faculdade EAD

Conclusão

Entendeu a diferença entre alteridade e empatia?

Deu para perceber que, em determinadas situações, nós conseguimos manifestar empatia e, em outras, alteridade. 

As duas permitem que convivamos em sociedade com mais harmonia, respeito e solidariedade.

Quer conhecer mais habilidades socioemocionais e entender como desenvolvê-las? Continue acompanhando o Blog do EAD:

Olívia Baldissera

Por Olívia Baldissera

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Jornalista e historiadora. É analista de conteúdo do Blog do EAD.