Enem

Enem: o que são agentes modeladores do relevo

Por BLOG DO EAD UCS   | 

 Tag: Enem

Ao observar uma grande porção de terra é possível perceber que ela não é idêntica. Há buracos, crateras, morros, montanhas, vales, entre outros tipos de formação. Isso se deve ao fato de que existem agentes formadores de relevo, que moldam o seu formato. 

Os agentes formadores de relevo são os responsáveis pela mudança contínua do relevo, como sugere o nome. Existem dois tipos desse agente: o externo, ou exógeno, e o interno, ou endógeno.  

Entre os agentes formadores de relevo externo, podemos citar o vento, as chuvas, a neve, a mudança de temperatura, os próprios seres vivos, entre outros. Já entre os agentes internos pode-se citar os terremotos, vulcões ativos e abalos sísmicos. 

Achou que são muitos nomes e divisões? Não se assuste! Para dominar o conteúdo, o segredo é utilizar métodos de estudo que facilitam o aprendizado. Assim, é possível fazer gestão do tempo, memorização dos conteúdos ensinados, e como manter o foco e a concentração enquanto estuda. 

Tais métodos podem ser empregados não apenas no estudo da disciplina de Geografia, mas em qualquer uma do Ensino Fundamental ou Ensino Médio. 

No caso dos agentes modeladores de relevo, que contém diversos nomes, com causas diferentes, essas técnicas, quando bem aplicadas, podem ser decisivas para a compreensão adequada do conteúdo. 

Aqui você vai aprender o essencial sobre um dos assuntos de geografia que mais caem no Enem. Acompanhe! 

Neste artigo, você vai ver:
O que são os agentes modeladores do relevo 
Questões sobre agentes modeladores do relevo para praticar 

Agentes modeladores do relevo no Enem

O que são os agentes modeladores do relevo 

A Terra é mais antiga do que muitos imaginam: possui entre 4 e 5 bilhões de anos! Assim, é possível perceber que, em relação à idade do planeta em que vivemos, os seres humanos são muito recentes.  

Por isso, é comum termos a ideia de que o relevo é estático, de que determinada montanha ou vale sempre existiram. Só que não é bem assim. 

Com o tempo, o relevo sofre diversas alterações, o que faz cadeias montanhosas e outros tipos de relevo surgirem e desaparecerem constantemente. 

Essas mudanças acontecem por causa da ação dos agentes modeladores de relevo, que podem ser de natureza interna ou externa. 

Agentes endógenos ou internos 

Os chamados agentes formadores de relevo internos, ou endógenos, são classificados em três tipos: vulcanismo, abalos sísmicos e tectonismo. 

Em comum, há o fato de que todos acontecem dentro da superfície terrestre, resultando em transformações externas dessa superfície. Conheça melhor cada um deles: 

 Vulcanismo 

A ação do vulcanismo vai além das famosas erupções vulcânicas, que acontecem de tempos em tempos. Há a ação contínua do magma –  material quente e pastoso existente no centro da terra , que ascende às brechas existentes entre as placas tectônicas do planeta. 

Abalos sísmicos 

Os abalos sísmicos estão diretamente relacionados com o próximo agente modelador, o tectonismo, já que a movimentação das placas tectônicas é que causa os abalos sísmicos. 

Ele acontece quando as placas tectônicas se afastam, se juntam ou mesmo se movimentam de modo lateral, raspando uma na outra.  

Tectonismo 

Qualquer movimento no magma da terra é considerado um tipo de tectonismo. Existem dois tipos de tectonismo, são eles: 

  1. Epirogênese: de maior duração; 
  1. Orogênese: de menor duração. 

O tectonismo é o agente transformador de relevo responsável pelo surgimento de cordilheiras, montanhas e vulcões. 

Agentes exógenos ou externos 

Os agentes formadores de relevo externos são ação de elementos que estão fora da superfície terrestre, como a água, os ventos, os seres vivos, entre outros. Esses agentes causam erosão e sedimentação do solo. 

Conheça os principais agentes externos: 

Intemperismo 

O intemperismo é resultado da ação de agentes biológicos, químicos e físicos sobre o solo, tal agente modelador causa a decomposição e a desintegração do solo e das rochas. Em geral, o intemperismo é causado pela mudança climática. 

Ventos 

Os ventos são um dos principais agentes modeladores de relevo externo. O processo de alteração pelo vento costuma ser lento e gradual, de modo que, com o tempo, novas formações rochosas são criadas. 

O vento transporta sedimentos e poeira, causando a erosão em alguns lugares e a sedimentação em outros. Um termo bastante utilizado para se referir a esse agente é a chamada “erosão eólica”. 

Água 

A água é considerada o agente modelador externo mais importante, já que ela pode ter diferentes origens. Ela pode ter diferentes origens – fluvial, glacial ou pluvial . Por ser um elemento erosivo, a ação da água causa mudanças significativas no solo e no relevo. 

  1. Erosão fluvial
    A ação das chuvas causa a chamada erosão fluvial. Nesse caso, o relevo é alterado pelo transporte de sedimentos da água e pela erosão que ela causa. Não é exagero dizer que os rios criam o próprio curso, ao longo do tempo, pois a água desgasta o solo. 

    A erosão fluvial também é causada pelo desmatamento da mata ciliar, já que tal ação provoca danos às margens e encostas dos rios, que acabam caindo. 
  2. Erosão glacial 
    O derretimento das geleiras resulta na chamada erosão glacial. Por isso, ela é comum em regiões montanhosas que contêm neve no pico. Quando essa neve derrete, ela molda o solo da região. Além disso, ela também pode causar o congelamento do solo. 
  3. Erosão pluvial 
    A erosão pluvial é causada por ação das chuvas, que promovem a lavagem do solo. Chuvas fortes e enxurradas podem resultar em erosões profundas (também chamadas de ravinas) e grandes (chamadas de voçorosas). 
  4. Erosão marinha 
    A água do mar desgasta o solo e as rochas do litoral de modo lento e contínuo. Nesse caso, acontece a chamada erosão marinha. A ação do mar resulta na criação de falésias, praias, encostas e restingas, por todo o litoral. 

Questões sobre agentes modeladores do relevo para praticar 

1 - (UCS) O tectonismo é definido como um movimento lento e prolongado da crosta terrestre, resultante da movimentação do magma pastoso. Observe a figura abaixo. 

Agentes modeladores do relevo no Enem

A TERRA. 5. ed. São Paulo: Ática, 1997. p.15. 

Assinale a alternativa que indica o tipo de formação representado na figura. 

a) Movimento resultante das forças internas horizontais, conhecido como epirogênese.
b) Formação de Horst, encontrada nas fossas tectônicas localizadas no fundo dos oceanos.
c) Resultado do movimento de compressão lateral sofrida por uma determinada área de rochas não resistentes, o qual recebe o nome de dobras.
d) Deslocamento de blocos provocado pelo choque de placas tectônicas, ocasionando a formação de estruturas falhadas, conhecidas comoGraben.
e) Soerguimento de uma falha por meio de pressões internas verticais, o que resulta em blocos montanhosos, como, por exemplo, a formação da Cordilheira dos Andes.

Gabarito: letra C

2 - (UEL-PR) Processos físicos, químicos e biológicos associados às ações antrópicas alteram significativamente o relevo. 

Observe as figuras a seguir. 

Agentes modeladores do relevo no Enem

Com base nas figuras e nos conhecimentos sobre gênese e transformação do relevo, é correto afirmar: 

a) A figura II mostra que transformação do relevo e diferenças estruturais das rochas são fenômenos sem correlação entre si.
b) Conforme indicam as figuras I a IV, ações antrópicas, tipos de rochas, clima, declividades topográficas e duração dos processos são fatores atuantes na diversificação das formas de relevo.
c) A figura IV mostra que a gênese das formas de relevo está condicionada à dinâmica de apropriação e uso do solo urbano.
d) As figuras I a IV mostram que intemperismo, erosão e cobertura vegetal são irrelevantes na transformação do relevo, cuja dinâmica revela a existência de processos autônomos.
e) Como mostra a figura I, os processos de gênese e transformação do relevo são intensos nas médias e altas vertentes e nulos nas áreas de deposição.

Resolução 

a) Incorreto – a figura II demonstra que a formação de relevo e as transformações nele existentes estão diretamente relacionadas às transformações das rochas. Tal processo é evidente na figura porque nela se registra a formação de montanhas e rios, pois os rios transformam qualquer tipo de rocha em rochas sedimentares.
b) Correto – a sequência de figuras, de I a IV, demonstra a dinâmica da transformação do relevo tanto por elementos naturais quanto por ações antrópicas.
c) Incorreto – não é a gênese (origem) da formação do relevo que está associada ao uso do solo pelo homem, mas a sua transformação.
d) Incorreto – as figuras, na verdade, mostram a interdependência entre os diferentes processos de transformação do relevo, que não podem ser entendidos como autônomos.
e) Incorreto – na figura I não há qualquer indício de que a transformação do relevo ocorra em uma determinada altitude ou declividade, uma vez que a imagem demonstra um terreno plano que se transforma em função dos mais diversos acidentes geográficos.

 3 - “O maior terremoto já registrado em solo brasileiro ocorreu em Mato Grosso, há exatos 60 anos. O tremor de terra, de magnitude 6,2 na escala Richter, foi na Serra do Tombador, região Norte do estado, a 100 km da cidade de Porto dos Gaúchos, no dia 31 de janeiro de 1955. Apesar de ter sido considerado de forte impacto, o abalo não trouxe danos à escassa população que na época vivia nas proximidades do tremor. Se tivesse acontecido no centro de uma cidade como Cuiabá, por exemplo, o sismo poderia derrubar casas e prédios, entre outras consequências”.

Holland, C. Portal G1, 31 jan. 2015. 

Os terremotos no Brasil são pouco comuns e costumam acontecer em grandes profundidades, causando menores prejuízos sociais, graças à estabilidade geológica do relevo do país. No entanto, a existência de eventuais tremores, a exemplo do ocorrido na Serra do Tombador, explica-se: 

a) pela ação direta do tectonismo andino
b) pelo acúmulo de rochas sedimentares instáveis
c) pela existência de falhas geológicas
d) pela ação dos fatores externos de transformação do relevo
e) pelos impactos ambientais oriundos da mineração

Gabarito: letra c 

_______________________________________________________ 

Você pode se interessar também: