Cursos de pós-graduação EAD

Como uma pós em Administração Pública pode fazer diferença

Por BLOG DO EAD UCS   | 

 Tag: Cursos de pós-graduação EAD

Podemos resumir a administração pública como um conjunto de órgãos e agentes do Estado cuja principal função é gerir os interesses públicos. 

Os agentes do estado, ou seja, os servidores públicos, procuram satisfazer as necessidades da sociedade, tais como educação, cultura, segurança, saúde, etc., seguindo princípios regidos pela Constituição Federal de 1988. 

Neste artigo, nós vamos explorar um pouco mais o assunto da Administração Pública. Qual é sua importância, o que diz a Constituição e por que uma pós-graduação nessa área é essencial. 

Você vai conferir: 

A importância da Administração Pública 
O que diz a Constituição sobre o assunto 
O papel dos servidores numa boa Administração Pública 
Como a pós-graduação na área pode ajudar servidores 
Conclusão 

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

A importância da Administração Pública para a sociedade 

De maneira geral, a administração pública é responsável por ações governamentais. E isso pode fazer muitas pessoas confundirem a administração pública com o conceito de governo. 

Porém, são conceitos diferentes. Quando falamos no governo, falamos em um conjunto de poderes que conduz os negócios públicos. Eles estabelecem diretrizes de atuação da administração pública. 

Por sua vez, a administração pública, através dos agentes públicos, coloca essas diretrizes em ação. 

A importância da administração pública está em seu maior objetivo: a busca pelo bem-estar social, o bem comum para a população. 

Seguindo os princípios estabelecidos na Constituição Federal de 1988, a administração pública deve agir sob legalidade, impessoalidade; moralidade, publicidade e eficiência. 

Quatro espécies de Administração Pública 

Dentro da administração pública, existem quatro espécies diferentes. Confira: 

  • Administração Pública Federal: é a espécie que representa a União e tem o dever de administrar os interesses no âmbito federal. 
  • Administração pública do Distrito Federal: tem por finalidade atender aos interesses da população residente do Distrito Federal e, também, receber representantes diplomáticos quando isso faz sentido para os interesses da população. 
  • Administração Pública Estadual: zela pelos interesses da população de seu limite territorial, o Estado. 
  • Administração Pública Municipal: promove iniciativas para atender aos interesses da população dentro dos limites do município. 

O que diz a Constituição sobre a Administração Pública 

Dentro da Constituição Federal de 1988, o assunto da Administração Pública aparece entre os artigos 37 e 40. Fala-se especialmente sobre a classificação da administração pública, seus princípios, definição de cargos públicos e concursos públicos, e remunerações. 

De acordo com a Constituição, a administração pública deve ser regida por cinco princípios: 

  • Legalidade: no que tange este princípio, a preocupação é que o agente público faça o que determina a lei. Neste cenário, o direito administrativo restringe as ações dos servidores públicos de acordo com a legislação. 
  • Impessoalidade: este é um princípio que determina que os atos da administração pública devem ser destinados à coletividade, sem favorecer e prejudicar ninguém de forma específica. 
  • Moralidade: já este princípio fala sobre a conduta do agente público de avaliar se determinadas ações podem representar algo imoral e que, portanto, não devem ser exercidas. Mesmo que estejam dentro da legalidade. 
  • Publicidade: o princípio da publicidade fala sobre a necessidade de tornar públicas todas as ações da administração pública. A exceção é quando se trata de assuntos sigilosos. 
  • Eficiência: por fim, o princípio da eficiência determina a necessidade de ações rápidas e corretas, exigindo que a administração pública haja com eficácia, economicidade, efetividade, celeridade e qualidade. O objetivo é combater o mau uso dos recursos públicos. 

Dito isso, conhecer os princípios da administração pública presentes na Constituição é essencial para que as ações dos servidores sejam válidas e não deixem margem para dúvida.

administração pública - servidor trabalhando

O papel dos servidores para uma boa Administração Pública 

Dentro da administração pública, existem os agentes públicos, pessoas que servem ao povo e à sociedade. Por isso, são chamados de servidores públicos. 

A função do servidor público é servir, ou seja, contribuir para o crescimento e desenvolvimento da esfera onde atua (municipal, estadual ou federal), visando atender às solicitações da população sempre que possível. 

Apesar de muitas vezes não termos consciência da atuação do servidor público, esse é um trabalho essencial para qualquer país, estado e município. 

O servidor tem papel decisivo na ação pública e, a partir desta lógica, abaixo listamos algumas características fundamentais de sua atuação: 

  • Ele é um agente da transformação à serviço da cidadania; 
  • Tem compromisso com a ética e os princípios constitucionais; 
  • Precisa constantemente se atualizar e desenvolver novas competências; 
  • Necessita da capacidade de lidar com a diversidade e diferença; 
  • Saber atuar em diferentes contextos e sob diferentes comandos é essencial; 
  • E, por fim, precisa saber lidar bem com o que é de todos. 

Como a pós-graduação em Administração Pública ajuda servidores a cumprirem sua missão 

Uma pós-graduação em administração pública abrange temas complexos como o Estado, a governança e a gestão pública contemporânea. Tem como finalidade preparar um profissional para desempenhar suas funções com excelência.  

Durante o curso de especialização em administração pública, o profissional acessa conhecimentos sobre a natureza e os processos da área.  

E se você está buscando uma pós-graduação em administração pública para aprofundar seus conhecimentos ou mudar de área, aproveitamos este espaço para convidar você a conhecer a Pós +Carreira EAD UCS. 

A Pós +Carreira EAD UCS tem o diferencial de ser uma especialização focada no mercado de trabalho. Nela, você conquista um certificado intermediário a cada eixo concluído.  

Isso significa que já nos primeiros três meses de curso, você recebe um certificado de extensão e pode atualizar seu currículo. 

Conheça abaixo as duas opções de Pós-Graduação em Administração Pública oferecidas pela UCS. 

Administração Pública: Auditoria e Controladoria Governamental EAD 

Esta especialização tem o objetivo de desenvolver habilidades de gestão, liderança, administração, fiscalização e demais atividades públicas que possam trazer benefícios para toda a sociedade. 

Ao longo do curso serão abordados temas como recursos, orçamentos, dados financeiros, bens públicos, gestão de pessoas, fiscalização de bens e direitos. 

Ao longo da especialização, você recebe os certificados intermediários e, ao final, se torna especialista com o certificado de Especialização em Administração Pública: Auditoria e Controladoria Governamental 360h. 

Conheça todos os detalhes sobre o curso clicando aqui. 

Administração Pública: Licitações e Compras Sustentáveis EAD 

Já este curso de pós-graduação prepara o profissional de administração pública para lidar com diferentes demandas que envolvem a compra de bens e serviços por meio de práticas éticas. 

A grade curricular gira em torno do direito administrativo, licitações, contratos e ética profissional. 

Ao longo da especialização, você recebe os certificados intermediários e, ao final, se torna especialista com o certificado de Especialização em Administração Pública: Licitações e Compras Sustentáveis 360h. 

Conheça todos os detalhes sobre o curso clicando aqui. 

Comece sua pós-graduação EAD agora mesmo! Inscreva-se grátis.

Conclusão 

Chegando ao final deste artigo, esperamos que a importância da administração pública e tudo o que a envolve tenham ficado claros para você. 

Além disso, se você tem interesse em se especializar na área, não deixe de conhecer a Pós +Carreira EAD UCS!  

Leia também: