Veja 11 sites para baixar livros grátis e começar a ler mais

Postado em 30 de dez de 2022
Loading...

Não é surpresa para ninguém que o hábito da leitura traz inúmeros benefícios.

Há quem prefira a velha tradição de folhear um livro, mas hoje em dia já é possível desfrutar de ótimas leituras a um download de distância. Isso mesmo: você pode baixar livros grátis e criar a sua própria biblioteca virtual.

Quer saber como?

Há diversos sites, aplicativos e bibliotecas digitais recheadas de obras clássicas, biografias, histórias, conteúdos didáticos e muita literatura dos mais diversos gêneros espalhados por aí.

As obras de domínio público, por exemplo, estão disponíveis de maneira gratuita online, e abrangem desde grandes autores nacionais, como Machado de Assis e José de Alencar, até clássicos estrangeiros, como as histórias do detetive Sherlock Holmes.

Mas enfim, por onde começar? Quais os melhores sites para baixar livros grátis? Quais os melhores aplicativos para ler pelo celular e pelo computador?

Neste artigo, vamos detalhar tudo que você precisa saber para construir sua estante virtual de forma prática e legalizada.

Confira:

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

Por que você deveria ler mais?

Os benefícios da leitura afetam positivamente todos os campos das nossas vidas.

Quem lê, geralmente, acaba tendo maior facilidade para compreender o meio em que vive, se tornando uma pessoa de pensamento mais analítico e aguçado. Quem desenvolve o hábito também consegue se concentrar mais e aprimorar seu aprendizado.

Além disso, ler livros também traz benefícios para a criatividade e imaginação.

Sem contar que o hábito da leitura nos proporciona um momento tranquilo com nós mesmos, ajudando a combater o estresse e potencializando a reflexão.

Mas por onde começar?

Bem, se você está começando a cultivar o hábito da leitura agora, o primeiro passo é descobrir o que você gosta de ler. E se você não tem resposta para isso, o melhor é experimentar.

Comece lendo histórias diversas, explorando gêneros literários que você nunca explorou antes.

Também é uma opção expandir o seu gosto cinéfilo para os livros. Gostou muito de um filmes que é baseado em um livro? Que tal experimentar ler o tal livro? E se o filme não foi baseado em um livro, você sempre pode escolher uma leitura dentro do mesmo gênero.

Se você gosta de filmes de romance, comece por livros de romance. As chances de você começar a gostar de ler e desenvolver o hábito da leitura são maiores assim.

🔵 Leia também: Lista de cursos de graduação: veja todas as faculdades que existem

Onde baixar livros grátis

A pergunta para qual todos querem resposta é: qual é o melhor site para baixar livros grátis?

Antes de fazer o download das suas obras preferidas, é preciso ter em mente quais os gêneros e as áreas que você mais quer explorar.

Se o intuito é aprofundar os estudos, por exemplo, comece sua pesquisa em sites de universidades públicas e privadas que possuem acervos virtuais.

Mas se a vontade é ler um ebook de ficção, saiba que há várias livrarias nacionais que disponibilizam conteúdos gratuitos em suas plataformas. Também é possível baixar livros grátis de contos infantis, ficção científica, crimes investigativos e muito mais.

Mas antes de falarmos sobre quais sites disponibilizam acervo grátis para você baixar, vamos conversar sobre a importante questão dos direitos autorais.

Piratear livros é crime!

Existe diferença entre baixar um livro que está disponibilizado de forma gratuita legalmente e baixar um livro que foi pirateado.

Apesar de um esforço conjunto para eliminar da internet sites que promovem a pirataria, disponibilizando arquivos de livros sem o consentimento do autor ou da editora, ainda existem diversos portais que fazem isso.

E a questão é que esse tipo de prática é crime porque fere os direitos autorais do autor do livro e de todos os envolvidos no processo de publicação.

Por isso, se você quer baixar livros grátis, mas se manter dentro da lei, tome cuidado com os grupos de divulgação de literatura que você entra e os sites que acessa.

Lembre-se sempre de que a literatura também é um trabalho e existe uma cadeia enorme de pessoas que dependem das vendas dos livros para sobreviver.

🔵 Leia também: Quantos pontos precisa fazer para passar no Enem?

11 sites para baixar livros gratuitos

Então, para ajudar você a encontrar os sites certos, montamos a listagem abaixo:

  • Domínio Público: um dos sites com maior acervo digital do país, o Domínio Público é uma biblioteca online criada pelo Ministério da Educação com mais de 200 mil títulos – entre livros, vídeos, imagens e áudios – disponíveis para download gratuito.
  • Biblioteca Brasiliana: a Biblioteca Brasiliana pertence à Universidade de São Paulo (USP) e tem mais de 4 mil livros disponibilizados de maneira digital no seu catálogo. Há manuscritos, obras clássicas e imagens de acervo histórico. Você ainda pode acessar documentos, mapas e revistas históricas para complementar seus estudos.
  • Acervo de Obras Raras: também parte da biblioteca digital da USP, essa ala fica mais reservada para obras publicadas nos séculos passados em várias partes do mundo. O site é mais voltado para pesquisadores, mas você pode encontrar sua próxima leitura lá.
  • BibliOn: é o portal da Biblioteca do Estado de São Paulo em formato digital. Recentemente, o portal passou por modificações e ganhou um app que disponibiliza ebooks e audiobooks de forma gratuita.
  • Open Library: considerado um dos maiores arquivos de conteúdo da internet, o site Open Library tem como projeto catalogar todos os livros já publicados no mundo! Há livros sobre arte, cinema, música, teatro e outros temas abrangentes.
  • Machado de Assis: que tal se aprofundar nas obras de Machado de Assis? O site do autor, criado pelo Ministério da Cultura, disponibiliza a obra completa do escritor carioca. São contos, poesias, crônicas, peças de teatro e muito mais.
  • Blog Mídia8: é ideal para quem quer se atualizar sobre marketing digital, comunicação e redes sociais, o Midia8 possui mais de 400 títulos sobre o tema.
  • Amazon: a gigante americana é hoje uma das mais procuradas quando o assunto é renovar a prateleira. Mas você sabia que ela também disponibiliza livros grátis para ler online? O acervo é atualizado todos os dias com promoções relâmpago e novidades. Basta fazer um cadastro e ficar por dentro para baixar o que preferir.
  • Livraria Cultura: outra conhecida do ramo de vendas pela internet, a Livraria Cultura também disponibiliza obras literárias de maneira gratuita para serem lidas online. O site é atualizado diariamente com promoções de livros para você ler sem pagar nada.
  • Google Books: o buscador número um da internet também é uma mão na roda para quem quer manter a leitura em dia. O Google Books permite que o usuário acesse livros gratuitos de diversas áreas, nacionais e estrangeiros. E mesmo que os livros que não estejam em domínio público, a plataforma permite acesso prévio.
  • Wattpad: essa plataforma permite que usuários compartilhem conteúdos, e inclui tanto autores iniciantes e independentes como clássicos do mercado editorial. É uma boa fonte para quem está buscando histórias originais gratuitamente.

Onde ler os ebooks baixados

A ferramenta que você vai usar para ler os ebooks baixados vai depender de qual plataforma você utilizou. Alguns dos sites citados acima, como o Wattpad e o BibliOn, por exemplo, têm plataformas próprias, onde você faz o download de app no celular ou lê direto no site.

Porém, existem alguns que são apenas meios, como a Amazon e a Livraria Cultura.

Os ebooks disponíveis nessas duas lojas rodam em aplicativos próprios para celular e computador, mas foram feitos especialmente para leitores virtuais, o Kindle e o Kobo.

E então, o que você achou da nossa lista de sites para baixar livros grátis? Estamos sempre publicando conteúdos para ajudar na sua trajetória acadêmica, então continue acompanhando!

Leia também:

Redação Blog do EAD

Por Redação Blog do EAD

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!