Ler o post

Você sabe como baixar livros grátis?

O conhecimento nunca esteve tão acessível quanto na atualidade. A internet possibilitou que diversos conteúdos, que antes só existiam no universo físico, estejam a alguns cliques de distância dos usuários. 

Jogos, filmes, músicas e livros são alguns dos principais conteúdos presentes na rede, muitos deles, inclusive, podem ser acessados de forma gratuita. 

Contudo, é essencial ter cuidado para não cair em sites suspeitos e acabar prejudicando o seu computador com vírus. Afinal, existem muitas pessoas mal intencionadas na web. 

Para quem gosta de ler, há diversos sites que disponibilizam obras de forma gratuita, desde livros didáticos até clássicos da literatura.

Pensando nisso, o EAD UCS selecionou os melhores portais para baixar livros grátis e começar hoje mesmo a ler mais. Confira:

baixar-livros-gratis - pessoa segurando kindle

Projeto Gutenberg

O Projeto Gutenberg foi criado por Michael Hart em 1971, sendo conhecido como a primeira e a maior coleção de livros eletrônicos gratuitos do mundo.

Atualmente, o site dispõe de um catálogo com mais de 36 mil livros em mais de 40 idiomas, todos em domínio público. 

As obras podem ser baixadas gratuitamente em todos os tipos de dispositivos, desde computadores até smartphones. 

No site, é possível encontrar obras clássicas da literatura mundial, sendo uma ótima opção para quem quer conhecer os livros mais prestigiados da história da humanidade.

Abaixo, apresentamos alguns dos livros que estão disponíveis no site:

  • Orgulho e Preconceito, de Jane Austen
  • Metamorfose, de Franz Kafka
  • O Grande Gatsby, de O Grande Gatsby 
  • Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll
  • O Retrato de Dorian Gray, de Oscar Wilde
  • Dom Quixote, de Miguel de Cervantes

Amazon

É bem provável que você tenha comprado livros pela Amazon, mas você sabia que também é possível encontrar muitos títulos gratuitos no site?

A gigante do e-commerce oferece diversos livros online grátis para o público.

Entre os principais livros, estão obras de Aluísio de Azevedo, Casimiro de Abreu, Eça de Queiroz e José de Alencar. Há também ebooks recentes, HQs e mangás.

Ou seja, é possível encontrar opções para todos os gostos e públicos. 

OpenLibrary

O portal OpenLibrary foi criado em 2007 e, desde então, busca permitir que pessoas de todo o mundo tenham acesso a obras de literatura, publicações científicas, conteúdos artísticos e material audiovisual.

Nesse site, é possível baixar livros grátis em pdf, com texto plano ou em outros formatos. A plataforma também mostra diferentes edições de cada publicação.

Machado de Assis

Machado de Assis foi um dos maiores escritores brasileiros, sendo até os dias de hoje um dos grandes nomes da literatura nacional e internacional. 

O Ministério da Educação, em parceria com o portal Domínio Público e o Núcleo de Pesquisa em Informática, Literatura e Lingüística (NUPILL), lançou um site que reúne toda a obra do escritor, além de trazer vídeos e informações sobre sua biografia. 

O projeto foi criado com o propósito de organizar, sistematizar, complementar e revisar as edições digitais até então existentes na rede, gerando o que se pode chamar de Coleção Digital Machado de Assis.

No site, é possível encontrar a obra completa do autor, incluindo romances, contos, crônicas, poesias, entre outros documentos. 

Tudo pode ser baixado gratuitamente no formato de pdf. 

sites-baixar-livros-gratis - mãos digitando em notebook

eBooksBrasil

O portal eBooksBrasil é mais um site para baixar livros grátis que merece entrar na nossa lista. 

Nele, é possível encontrar seções só com arquivos em pdf nas quais, somente com um clique, você pode baixar todos os documentos da página sem complicação.

Um ponto a destacar sobre o portal é a forma como os conteúdos são oferecidos.

Você pode navegar entre edições nacionais, internacionais ou mesmo pesquisar em materiais de jornais e revistas de forma intuitiva e descomplicada. 

Sem dúvidas, uma boa referência a ter em conta.

Biblioteca Digital de Obras Raras

A Biblioteca Digital de Obras Raras é uma iniciativa da USP (Universidade de São Paulo), sendo uma ótima opção para quem precisa de algum material mais exclusivo e difícil de encontrar.

Esse portal não se limita a disponibilizar edições antigas, leva em conta parâmetros como obras especiais, únicas, inéditas, de luxo ou mesmo que contêm o autógrafo dos autores.

No site, as obras são listadas por tipo, título, autor, data e assunto. 

A iniciativa é parte do SIBi (Sistema Integrado de Bibliotecas Universidade de São Paulo) que também permite que e-books, revistas eletrônicas e produções científicas sejam descarregados.

Portal Domínio Público

O portal Domínio Público é uma biblioteca digital editada pelo Ministério da Educação que reúne diversas obras literárias brasileiras. 

Nesse site, é possível baixar livros grátis e acessar diversos outros conteúdos de texto, vídeo e imagem. 

Além da literatura, existem também títulos sobre temas como educação, filosofia, legislação, geografia, história, química, entre outros. 

Biblioteca Mundial Digital

A Biblioteca Mundial Digital é uma acervo digital projetado pela Biblioteca do Congresso dos Estados Unidos e pela UNESCO em parceria com mais 31 outras instituições de vários países.

Ela oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo para ler online, entre livros, relatos, fotografias, manuscritos e muitos outros conteúdos.  

Os materiais estão disponíveis em diversos idiomas, como árabe, chinês, espanhol, francês, inglês, português e russo.

Conclusão

Neste artigo, apresentamos 10 sites para baixar livros grátis. Conte nos comentários o que você achou da nossa seleção!

Se você gostou deste post, não deixe de conferir outros conteúdos do EAD UCS:

New call-to-action
New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.