As 10 melhores séries de TV para ajudar na escolha da profissão

Postado em 6 de ago de 2023
Loading...

Na hora de escolher a profissão, vale pesquisar de tudo.

Você pode entrar no LinkedIn para pesquisar vagas e empresas, pode visitar instituições de ensino para conseguir maiores informações sobre os cursos, mas também pode se sentar em frente a televisão para assistir uma série.

Não acredita? Pois, hoje, trouxemos as 10 melhores séries de TV que vão ajudar você a bater o martelo quanto a sua profissão. Confira:

  1. How to Get Away With Murder
  2. Mad Men
  3. House M.D.
  4. Silicon Valley
  5. The Newsroom
  6. Scandal
  7. Sessão de Terapia
  8. The Big bang Theory
  9. Abbott Elementary
  10. Breaking Bad

Descubra quantos cursos de graduação existem no Brasil!

1. How to Get Away With Murder

Quem pensa em cursar Direito vai adorar How to Get Away With Murder.

Na trama, a advogada Annalise Keating faz de tudo para encontrar os argumentos e contra-argumentos necessários para defender seus clientes. É uma série onde os limites da ética são abordados, assim como a própria forma de fazer justiça, sempre de acordo com as leis.

2. Mad Men

Mad Men se passa na década de 1960, nos EUA, e mostra a rotina de publicitários.

Don Drapper, o protagonista, é o diretor criativo de uma agência de Nova Iorque. Em todos os episódios, acompanhamos a rotina da criação de campanhas, desde o brainstorming até a parte gráfica. Também é possível entender como as relações de negócios funcionavam.

Uma curiosidade é que o protagonista da série foi inspirado em um publicitário que existiu de verdade. Draper Daniels revolucionou o segmento e trabalhou com marcas de alcance mundial, então a série é ótima para quem quer estudar Publicidade e Propaganda.

3. House M.D.

Existem muitas séries médicas na televisão, então poderíamos citar desde Grey's Anatomy até E.R. nesta posição. Porém, vamos focar em uma série que rouba a cena: House M.D.

O protagonista, Gregory House, é um homem ranzinza, mas brilhante.

O grande mote da série é que, quando nenhum médico consegue resolver um caso complexo, eles são transferidos para o Dr. House. Mas não só de termos técnicos e investigação médica vive a série. House M.D. também traz questões sobre saúde pública e individual.

Para quem está pensando em cursar Medicina, esta é uma série imperdível.

🔵 Leia também: 13 filmes sobre profissões que ajudam a escolher a faculdade

4. Silicon Valley

Se você é um apaixonado por tecnologia e ainda tem dúvidas sobre a profissão, essa é uma série que vai ajudar na escolha. Silicon Valley mostra como funciona o dia a dia de quem trabalha no Vale do Silício, região da Califórnia onde se reúnem diversas empresas de tecnologia.

Na trama, acompanhamos um grupo de desenvolvedores que estão criando um novo software para impressionar um bilionário que ama tecnologia.

O próprio Bill Gates chegou a dizer que a série é bastante realista e que ele se identifica com o protagonista, então esta é uma boa inspiração para os Cursos de TI.

5. The Newsroom

Se você está pensando em fazer o curso de Jornalismo, não pode perder essa indicação.

The Newsroom é uma série que mostra o que acontece por trás das câmeras, na produção de um programa de televisão. Além de acompanhar a trama dos personagens, você também fica por dentro de como são definidas as linhas editoriais, como descobrir os temas relevantes para a audiência e como montar as melhores reportagens.

6. Scandal

Ainda sobre comunicação, Scandal é ótima para os interessados em Relações Públicas.

Na série, acompanhamos a ex-diretora de comunicações da Casa Branca abrir sua própria empresa de gestão de crises empresariais e políticas. Como o próprio nome já indica, o trabalho envolve controlar a narrativa da mídia sobre escândalos.

 

 

 

7. Sessão de Terapia

Produzida em solo nacional, Sessão de Terapia precisa estar na lista de quem deseja fazer o curso de Psicologia na faculdade. Isso porque ela mostra a rotina de um psicólogo e seus pacientes.

A trama mostra o dia a dia de Theo, o psicólogo protagonista, em atendimento aos seus pacientes, assim como também a sua experiência enquanto paciente. É uma ótima opção para entender como lidar com suas próprias questões ao entrar na profissão.

8. The Big Bang Theory

Essa série é uma queridinha da cultura pop, mas também uma boa fonte de informação para quem está interessado em cursar Física na faculdade.

A maior parte dos personagens de The Big Bang Theory trabalha com Física de alguma forma, seja teórica ou prática. Também é possível acompanhar a carreira de outros personagens no ambiente das ciências, como neurobiologistas, engenheiros e microbiologista.

🔵 Leia também: Você sabe o que é teste vocacional? Veja dicas e como fazer online!

9. Abbott Elementary

Se você está pensando em cursar Pedagogia ou alguma licenciatura, precisa assistir essa série.

Abbott Elementary mostra a rotina de professores de uma escola pública de ensino fundamental. A série é uma comédia, então acompanhamos situações engraçadas envolvendo professores, alunos e pais. Porém, também é possível entender melhor a rotina do professor.

10. Breaking Bad

Para finalizar, trouxemos um clássico para quem se interessa pelo curso de Química.

Breaking Bad acompanha a transformação de um professor de química do ensino médio em um fabricante de drogas. Walter White começa a fabricar metanfetamina para pagar por um tratamento de câncer e, no processo, acompanhamos conceitos de química e manipulação de elementos na rotina do protagonista.

Embora não seja uma inspiração de carreira, é uma boa maneira de se familiarizar com a área.

Leia também:

Como escolher uma faculdade EAD

Mariana Bortoletti

Por Mariana Bortoletti

Gostou deste conteúdo? Compartilhe com seus amigos!

                 
Mercadóloga, jornalista e especialista em escrita criativa.