Para falar de uma forma simples e direta, a aprendizagem semipresencial surgiu para combinar todas os benefícios de uma formação presencial com as vantagens proporcionadas pelas novas tecnologias e pela internet. Sabemos que a educação tradicional funcionou muito bem por décadas, mas chegou a hora da faculdade a distância melhorar ainda mais o ensino superior.

Quer saber o que a educação semipresencial tem de bom? Confira!

1. Economia de tempo

Quanto tempo você levaria para deslocar-se todos os dias à faculdade? Em um curso híbrido, a quantidade de idas e vindas à instituição de ensino superior é muito menor. Mesmo que você ainda tenha que assistir aulas presenciais, a diferença é significativa e isso se reflete em mais tempo inclusive para estudar em casa. 

E não é só em relação a menor quantidade de deslocamentos que você economiza tempo. Também em relação aos materiais necessários para estudar há uma diferença: nas melhores faculdades tudo já está organizado no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem), então, com somente poucos cliques, em um curso híbrido você já tem acesso ao que precisa para desenvolver seus conhecimentos. 

2. Economia de dinheiro

Como comentamos no ponto anterior, economizar tempo é importante. E se tempo é dinheiro, imagine quanto você pode economizar fazendo EAD ao deixar de gastar com passagem, combustível, alimentação e outros custos relacionados à necessidade de estar fisicamente no ambiente de ensino diariamente. 

No caso dos materiais para estudo de um curso híbrido, vale o mesmo. No sistema híbrido de ensino, não há necessidade de investir em fotocópias, cadernos, canetas, etc.

Os conteúdos estão organizados e disponíveis no AVA e você pode fazer o download quando quiser. Também alguns exercícios são feitos em documentos digitais e enviados online, sem gastar nada. 

Ah, e não podemos deixar de mencionar o valor das mensalidades, bem menor do que o pago na formação presencial. Essa diferença que acaba beneficiando quem não tem orçamento sobrando existe porque os cursos híbridos são mais escaláveis e a necessidade de montar uma infraestrutura completa para receber alunos diariamente é menor. 

3. Aprendizado em múltiplas formas

Uma das maiores vantagens de fazer uma faculdade pela internet é ter acesso também às ferramentas que já estão pensadas para potencializar seu aprendizado. Neste sentido, os cursos híbridos têm vários formatos de materiais disponíveis, como vídeos, áudios e inclusive fóruns para debate online. 

Por exemplo, não entendeu bem o conteúdo de uma aula? Você pode assistir novamente o vídeo e prestar mais atenção nas partes mais complexas. E que tal incluir alguns áudios em suas listas de música para ouvir enquanto realiza outras atividades? 

Sobre os fóruns, são o espaço ideal para troca de ideias, sem que seja necessário estar presente em uma reunião com companheiros de aula para desenvolver trabalhos ou mesmo debater sobre algum tema em particular. É importante considerar que o aprendizado pode ser enriquecido de várias formas e tanto as aulas como os materiais e espaços de debate são fundamentais. 

O que achou dos cursos semipresenciais?

Se você anda buscando informações sobre o sistema híbrido de ensino, deve ser porque já se interessou pelo EAD anteriormente, mas percebeu que há uma modalidade ainda mais eficiente. Os cursos híbridos respondem à uma demanda de maior contato presencial com as faculdades, mas mantendo a flexibilidade do ensino a distância. 

Esperamos que você tenha encontrado informações úteis que lhe ajudem a decidir sobre seu futuro no ensino.

New call-to-action

Clique aqui para calcular sua
média do ENEM. 

New call-to-action
O que você achou dessa publicação?
Deixe seu comentário aqui.